sexta-feira, 8 de abril de 2016

Vinho Engorda ou Emagrece?

Vinho Engorda

Vinho EngordaVinho Engorda ou Emagrece? Quer você goste de tomar com o jantar ou tomar um pouco antes de dormir, uma taça de vinho tinto oferece uma indulgência com relativamente poucas calorias.

Embora a maioria das pessoas beba vinho por seu sabor complexo ou habilidade de relaxamento após um dia estressante, a bebida cheia de antioxidantes pode ser boa para sua saúde. 

Vinho engorda em excesso, como qualquer alimento que contém calorias, mas também é um digestivo, o que quer dizer que ele te ajuda a digerir os alimentos. Isso é bom para o seu peso, não ruim.

Mas isso é sair do assunto – o vinho engorda mesmo, por si só?

Há diversos estudos sobre o vinho e suas calorias e se ele engorda ou não, e alguns estudos descobriram que sim, outros descobriram que vinho emagrece, e outros ficaram em algum lugar no meio.

A probabilidade é que, como com tudo, depende de quanto você toma. Há um forte argumento que sugere que se você beber moderadamente, ele terá pouco efeito na sua cintura, se tiver algum. Uma taça ou duas no jantar provavelmente não terá um efeito perceptível.

Improvável, mas não impossível – pode depender do vinho que você está bebendo. Nem todos os vinhos contêm a mesma quantidade de calorias.

Há dois principais produtores de calorias no vinho – ou dois aspectos que são fáceis de medir. Álcool e açúcar. Quanto mais álcool, mais calorias o vinho terá. O mesmo vale para o açúcar – quanto mais doce o vinho, maior a quantidade de calorias.

Um vinho encorpado, como o porto, tokay ou muscat, que é rico em álcool e açúcar das uvas, é o mais propenso a carregar mais calorias – possivelmente até duas vezes mais que um vinho branco seco. Essa é a má notícia. A boa notícia é que nós não temos a tendência de beber grandes quantidades de vinhos encorpados de uma vez.

Se você for contar as calorias no vinho, os vinhos com as menores quantidades são aqueles que contêm pouco álcool e pouco açúcar.
Isso comumente se traduz num vinho branco seco. Sua taça normal de Bordeaux ou mesmo de Burgundy também é baixa – cheque o lado da garrafa para a graduação de álcool. 

Quanto menor o número, menos calorias.
Não que as calorias sejam tudo para quem bebe. Mais álcool geralmente quer dizer que as uvas estavam apropriadamente maduras, um bom indicador da satisfação ao beber.

Calorias no Vinho

Determinar o número de calorias em uma taça de vinho é relativamente simples. Você precisa saber quanto vinho vai beber e a graduação alcoólica do vinho, que é medida em porcentagem.

Uma vez que você tem esses números, divida a quantidade que está bebendo por 30, multiplique o resultado pela graduação alcoólica e então por 1,6 para obter as calorias. Por exemplo, se você está bebendo 150 ml de vinho tinto com uma graduação alcoólica de 10%, sua equação será: (150 : 30) x 10 x 1,6.

Essa porção de 150 ml de vinho contém 80 calorias. Essa contagem de calorias é estritamente para o álcool no vinho, quaisquer sabores adicionados à bebida adicionarão calorias. Em média, a maioria dos vinhos tintos oferece de 80 a 120 calorias por 150 ml.

O Vinho Emagrece?

Para perder peso, seu corpo precisa queimar mais calorias do que ele consome de forma regular. O simples ato de beber vinho fará com que seu corpo queime calorias. Quando o vinho é consumido, o corpo deve produzir enzimas específicas para digerir o álcool.

Conforme o corpo produz essas enzimas e digere o álcool, calorias são queimadas. Entretanto, esse processo de queima de calorias não queima a quantidade suficiente para ter um impacto significante na perda de peso.

Troca de Calorias

Embora beber vinho não esteja diretamente ligado à perda de peso, ele pode, indiretamente, levar a ela. Beber vinho em vez de outras bebidas mas calóricas, como coquetéis, refrigerante ou milkshakes, permite que seu corpo ingira menos calorias por dia. 

Se você está tentando perder peso, tomar uma taça de vinho tinto com 100 calorias é uma ideia muito melhor do que beber um frappucino de chocolate de 500 calorias. Mas se beber vinho aumenta seu apetite e te encoraja a comer mais coisas, como chocolate ou queijo, seus esforços de perda de peso podem sofrer.

Benefícios

Embora o vinho tinto pode não ter um grande papel na perda de peso, ele pode ter vários outros efeitos benéficos ao organismo. Uma ou duas taças de vinho tinto por dia podem ajudar a aumentar o colesterol bom no seu corpo.

Vinho tinto também está cheio de flavonoides e resveratrol, dois antioxidantes que previnem a formação de placas nas artérias. Para se beneficiar das vantagens do vinho tinto, beba apenas a quantidade recomendada por dia. Enquanto homens podem tomar duas taças por dia, mulheres devem tomar apenas uma.


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