Calorias da Comida Japonesa

Calorias

CaloriasCalorias da Comida Japonesa - A culinária japonesa é adorada por muitas pessoas no Ocidente. Seus pratos, ricamente decorados, além de saborosos, transmitem toda a delicadeza dos povos orientais.

Embora a maioria de seus pratos sejam saudáveis, à base de algas, vegetais, legumes e soja, há também os pratos calóricos, empanados e fritos. Um verdadeiro perigo para quem está de dieta.

Alguns restaurantes especializados em comida japonesa mantêm a tradição oriental, e seguem os ingredientes originais da receita, à risca, mas há muitos estabelecimentos que ocidentalizaram os pratos, e passaram a usar em seus recheios queijos cremosos diversos, muito diferentes do tradicional e saudável tofu.

Qualquer comida, em qualquer parte do mundo, que contiver ingredientes cremosos ou crocantes, tem no seu preparo uma quantidade extra de gordura, que é o ingrediente básico que dá essa característica. Com a culinária japonesa, não seria diferente. 

Por isso, há que se investigar as calorias da comida japonesa prato a prato, chegando às conclusões que você pode ler abaixo, de alimentos “permitidos” e “proibidos” dessa culinária.

Pratos que Devem ser Evitados
  • Guioza 
Massa à base de farinha de trigo, recheada com um refogado de carne de porco, boi ou frango, acelga, cebolinha japonesa, temperada com muito shoyu, sal e glutamato monossódico.

O guioza, além do carboidrato presente na massa, tem o agravante de ser frito. É uma espécie de pastelzinho, e seu valor calórico é de aproximadamente 80 calorias por unidade.
  • Tempurá
Esse prato é antagônico, nutricionalmente falando. Tem vegetais ou frutos do mar como ingrediente principal; no entanto, serão empanados numa mistura de farinha de trigo com água, e em seguida fritos em óleo, por imersão. Cada tempurá, dependendo do tamanho, pode chegar a 70 calorias por unidade.
  • Temaki 
As armadilhas poderão vir de alguns ingredientes variados.
Por ser feito de arroz, e então os carboidratos somarão muitas calorias adicionais a esse prato. Há vários recheios para os temakis, os mais comuns são salmão, atum, e kani, mas a atenção maior deve estar em alguns acompanhamentos.

  • Hot roll
Embora o nome seja inglês, o hot roll nada mais é do que sushi empanado e frito, ou seja, uma bomba calórica. Cada unidade tem em média 90 calorias.
É feito com arroz japonês, farinha de trigo e farinha panko, que fornecerão carboidratos ao preparo, além da alga marinha e o recheio, que pode variar, e óleo para fritá-los.
  • Tepan
Entre as calorias da comida japonesa, o tepan é outro prato que oferece ingredientes saudáveis provenientes do salmão fresco, couve-flor, brócolis, repolho e cenoura; no entanto, é carregado de gordura saturada. Cada porção do prato fornecerá, em média, 300 calorias. É melhor deixá-lo de fora.
  • Sushi
Talvez o sushi seja um dos mais famosos pratos de origem japonesa. Nesse caso, se a opção for sushi recheado com legumes, o valor calórico diminui, mas mesmo assim, não se deve comer mais do que quatro unidades. Não esquecer que, assim como os temakis, o sushi contém arroz entre os ingredientes.

Quando recheados com frutos do mar, terão, em média, 45 calorias por unidade. O molho shoyu também deve ser dosado, para não ser consumido em excesso com esse prato. Cuidado com a raiz forte (wasabi)! Essa pastinha é muito ardente.
  • Shoyu 
Esse molho, tão apreciado, deve ser usado com muita moderação. Contém sódio em excesso, e consequentemente provocará retenção de líquidos e inchaço.

Antes de mergulhar os alimentos nesse molho, procure ler, na embalagem, os valores nutricionais. A quantidade de sódio varia de marca para marca, mas, algumas delas podem atingir assustadores 640 mg para cada 10 ml. É muita coisa.

É melhor ficar atento! Quanto ao seu valor calórico, em média, apresenta 20 calorias para cada colher de sopa.
  • Sakê
Em nenhuma dieta para emagrecimento é recomendável o uso de bebidas alcoólicas.

Alimentos Liberados

  • Cogumelos shitake e shimeji
Com baixas calorias e alto valor proteico, devem ser consumidos inicialmente, como entrada. Eles fornecerão fibras que provocam a sensação de saciedade, evitando que outros pratos sejam ingeridos em excesso.
  • Sashimi
Excelente opção! O tradicional peixe cru contém poucas calorias. Além do mais, as fatias finas cruas de frutos do mar, geralmente atum, camarão, salmão, polvo, são fonte de ômega 3, o “amigo” do coração.

Cada porção de sashimi costuma ter, em média, 12 fatias de peixe, e por esse motivo, as calorias da comida japonesa vão depender do tipo de peixe utilizado na receita. Só é preciso evitar banhar fartamente cada fatia no molho shoyu.
  • Missoshiru
Pode ser consumida sem medo. Essa sopa de soja, além de saudável, tem baixo teor calórico (60 calorias por porção). É preparada com algas, missô (pasta de soja), hondashi (tempero à base de peixe), tofu e algumas variações. Prato leve, digestivo e nutritivo.
  • Algas 
Wakame, kombu, nori e hijiki são as mais comuns. São comercializadas em folhas. São muito saudáveis. Cada folha contém 10 calorias.
  • Doces japoneses
Bem mais saudáveis que os nossos e muito menos calóricos. Dificilmente terão creme de leite, leite condensado, chantilly, doce de leite e aquele excesso de açúcar tão comuns nos doces do Ocidente.

Tudo no Japão pode virar doce: abóbora, arroz, feijão, batata-doce…
Uma outra curiosidade, é que os doces são bem menores que os nossos, e levam pouquíssimo açúcar, mas, como doce é doce, e culpa é culpa, sempre é bom comer com moderação.

Os doces mais comuns dos japoneses são:
  • manju, um bolinho, mais ou menos do tamanho do nosso pão de queijo, só que recheado de feijão;
  • mochi, um bolo de arroz;
  • dorayaki, uma espécie de panqueca;
  • daifuku, uma outra variedade de bolo doce feito com arroz;
  • yokan, uma gelatina feita com doce de feijão;
  • taiyaki, um bolo bem bonito, em formato de carpa.

Dicas

  • Para fugir do shoyu tradicional, dê preferência a esse molho na versão light. Alguns restaurantes japoneses oferecem as duas versões, para ambos os gostos. O shoyu light pode chegar a ter 35% menos sódio.
  • Acrescente azeite e limão ao shoyu, dessa forma, o molho ficará bem mais saudável, com redução do sódio.
  • Não mergulhe os alimentos inteiros no shoyu, molhe apenas uma parte deles. É uma forma de diminuir a absorção do molho.

Tabela de calorias da comida japonesa

Essa tabela traz alguns valores, para que se tenha uma referência, um ponto de partida, mas o intuito ao publicá-la é mostrar que a comida japonesa não é tão inofensiva assim, e como todo alimento, deve ser ingerido em quantidade adequadas para proporcionarem prazer sem o indesejável ganho de peso. 

ALIMENTOQUANTIDADECALORIAS
missoshiru250 ml72
guioza2 unidades600
sushi de kani2 unidades92
sushi de salmão2 unidades97
sushi de atum2 unidades86
sushi de camarão2 unidades80
sashimi de kani5 unidades77
sashimi de salmão5 unidades91
sashimi de atum5 unidades73
temaki de kani1 unidade145
temaki de salmão1 unidade166
temaki de atum1 unidade165
temaki de camarão1 unidade107
hot roll8 unidades452

Conclusão

As calorias da comida japonesa são, em grande parte, provenientes de gordura utilizada em seu preparo, principalmente os empanados e as frituras.

Mesmo apresentando alguns pratos com valores calóricos elevados, a culinária japonesa continua sendo mais saudável que os fast foods tradicionais. 

Não é preciso deixar de frequentar tais restaurantes, só preste atenção aos alimentos restritos para não passar do limite.

Calorias

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas