Dicas Para Um Lanche Saudável

Lanche

LancheLanche:Dicas Para Um Lanche Saudável. De vez em quando, bate aquela fome nas horas menos apropriadas, não é mesmo? Pode ser no meio do dia ou até no intervalo entre o café da manhã e o almoço.

Alguns se controlam e conseguem ficar sem comer até a próxima refeição, já outros não conseguem e acabam comendo a primeira guloseima que aparece pela frente.

Para não passar fome ou exagerar é preciso saber como comer bem. Por isso elaboramos 10 dicas para um lanche saudável nas horas inoportunas.

1. Planeje o seu lanche

Ninguém conhece os desejos e hábitos do nosso corpo melhor que nós mesmos. Então, se já sabemos a que horas vai aparecer uma baita fome, que tal prepararmos um lanche saudável para uma eventual emergência? Assim, fica mais difícil atacar a primeira coisa que ver pela frente, ir faminto até o supermercado e acabar comprando alimentos nada saudáveis.

Pode ser uma fruta como a banana prata, que tem 55 calorias em cada unidade, ou uma pêra, que possui 68 calorias por unidade. Quem não for muito fã de frutas, pode preparar um sanduíche mais saudável como o feito com pão sírio e ricota, que além de possuir apenas 93 calorias é rico em fibras, carboidratos e proteínas.

2. Carregue um lanche saudável de emergência

Imprevistos acontecem a todo o momento, por isso é bom ter sempre uma fruta, um lanche natural ou bolachinhas de água e sal na bolsa para os momentos não planejados. 

Por exemplo, imagine que uma ida ao banco ou ao consultório médico demore mais que o imaginado e a fome resolva bater. As ruas são cheia de tentações calóricas como lanchonetes, confeitarias e sorveterias. Com o lanche de emergência fica mais fácil resistir e não comer uma dessas guloseimas.

3. Faça um estoque dos lanches saudáveis

Para não haver nenhuma desculpa para se alimentar mal, mantenha sempre lanches saudáveis e ingredientes para seu preparo estocados no armário de casa. Nas idas ao supermercado já compre o necessário para um bom tempo.
Além deles nunca faltarem, essa será uma forma de incentivo para que os outros moradores da casa também se alimentem de maneira saudável.

4. Fuja das tentações

Uma dica para quem trabalha ou passa o dia em casa é manter as guloseimas fora do alcance dos olhos. Esconda o pote de balas ou pirulitos e troque por uma cesta de frutas, por exemplo.

Quando for ao supermercado, evite comprar grandes quantidades de comidas calóricas como chocolate e salgadinhos. Estocar esses alimentos em casa então, nem pensar. Quanto mais longe eles estiverem do alcance dos olhos, mais fácil será ter um lanche saudável.

5. Prepare suas próprias refeições

Grande parte das pessoas enfrenta uma rotina corrida e bem estressante, em que nem sempre sobra tempo para preparar um almoço saudável. Acaba sendo bastante tentador comprar comidas congeladas ou parar em uma lanchonete fast food para matar a fome.

O problema é que quando isso se torna um hábito, a saúde fica bastante prejudicada. Por isso, mesmo que seja mais difícil, vale a pena tirar um tempinho para cozinhar as próprias refeições e usar ingredientes saudáveis e fresquinhos em seu preparo.

Uma opção de lanche saudável diferente e que não dá muito trabalho para ficar pronto é o Carpaccio enroladinho, que possui de 100 a 170 kcal por porção. Confira a receita abaixo:

Ingredientes:
  • 5 fatias de carpaccio
  • Folhas de alface a gosto
  • Folhas de rúcula a gosto
  • 1 colher (sopa) queijo parmesão ralado
  • 1 colher de (chá) crisps de alcaparras
Molho:
  • 1 colher (sopa) de cebola
  • 1 colher (sopa) de maionese light
  • 3 colheres (sopa) de água
  • 1 colher (chá) mostarda
  • 1 colher (sopa) azeite trufado
  • 1 pitada de pimenta
Modo de preparo:
Bata os ingredientes do molho no liquidificador e reserve. Arrume as fatias de carpaccio enrolados com alface e rúcula no meio em um prato e cubra com um pouco de molho.

Corte as alpacarras bem picadas e deixe no forno em temperatura baixa, te ficarem bem sequinhos para fazer os crisps. Após, o queijo e os crisps nas fatias de carpaccio.

6. Não pule refeições

Acordar em cima da hora e quase não ter tempo de tomar banho, pentear o cabelo e se trocar para chegar a tempo ao trabalho ou faculdade não pode ser desculpa para não tomar café da manhã. 

Quem faz isso, certamente sentirá fome no intervalo até a hora do almoço e terá mais chances de precisar fazer um lanchinho. O problema é que, na fome, acabamos não fazendo um lanche saudável.

Se não tiver levado algo saudável de casa, o que é pouco provável quando se está apressado, acabará correndo mais riscos de comer um alimento mais gorduroso como um salgado ou bolacha recheada, o que ainda poderá tirar o apetite para o almoço.

7. Não fique muito tempo sem comer

Suponhamos que, no cenário apresentado no tópico anterior, a pessoa não resolva comer nada até o almoço. Para evitar um erro, ela estará cometendo outro. É que ficar muito tempo sem comer causa a queda dos níveis de açúcar no sangue, deixa a pessoa faminta e pode fazer com que ela coma exageradamente na próxima refeição.

8. Tenha controle

A escolha por uma alimentação mais saudável não quer dizer que você nunca mais poderá comer aquele brigadeiro ou saborear a coxinha deliciosa da padaria da esquina. Mas ela determina que o consumo desses alimentos que não são tão benéficos à saúde seja feito de maneira controlada.

Numa festa de aniversário, por exemplo, é claro que pode comer uma fatia de bolo ou um salgadinho, desde que não cometa exageros.

O mesmo serve para os biscoitos recheados. Se forem ingeridos de maneira controlada, eles não precisam ser eliminados dos lanches. Basta comer uma ou duas unidades por vez e não acabar com os pacotes de uma vez só.

9. Coma mais devagar

Quando comemos muito rápido, o processo de digestão do nosso organismo é menos eficiente e tendemos a ingerir mais do que o necessário. O ideal é que o alimento seja mastigado pelo menos 30 vezes antes de ser engolido. Qualquer lanche saudável dará maior saciedade se comido de forma lenta.

10. Incentive os hábitos saudáveis da sua família

Quando seus parentes se juntam para fazer um café da tarde, que tipo de alimentos são consumidos? Da próxima vez que for organizar um lanche em família, tente preparar aperitivos mais saudáveis e troque o refrigerante por sucos naturais pouco calóricos.

Por exemplo, dá para preparar um pão doce com menos de 100 calorias por porção. É só usar frutas e adoçante na receita. Confira abaixo:

Ingredientes:
  • 25g de fermento fresco
  • Uma xícara (chá) de água
  • 2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de margarina light de preferência
  • Um ovo inteiro
  • Uma gema
  • Uma pitada de sal
  • Raspas de meia laranja
  • Uma xícara (chá) de frutas cristalizadas, lavadas
  • 3 colheres (sopa) de uvas passas, lavadas
  • 12 envelopes de adoçante
  • 25g de castanha de caju
Modo de preparo:
Misture o fermento com meia xícara (chá) de água e a metade da farinha. Junte a margarina, o ovo, o sal e as raspas de laranja e mexa bem. Adicione mais farinha e amasse suavemente, até que a massa desgrude das mãos. Deixe-a descansar por 30 minutos e junte as frutas cristalizadas e as uvas passas. Após, polvilhe-a com a castanha de cajú picada. Deixe crescer por mais 15 minutos. Coloque numa fôrma untada e polvilhada e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos. Retire o pão do forno e regue, ainda quente, com o restante da água adoçada com o adoçante em pó.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades