terça-feira, 11 de agosto de 2015

Ómega 3 pode reduzir risco de desenvolvimento de esquizofrenia

Ómega 3 pode reduzir risco de desenvolvimento de esquizofrenia

O consumo de ácidos gordos ómega 3 pode reduzir significativamente o risco de desenvolvimento de esquizofrenia, nomeadamente entre jovens propensos a ter sintomas psicóticos.

O estudo, publicado esta terça-feira na revista científica "Nature Communications", foi conduzido por investigadores australianos e austríacos, que deram suplementos alimentares à base de ómega 3 durante 12 semanas a um grupo de 41 pessoas com idades compreendidas entre os 13 e os 25 anos, consideradas como muito expostas ao risco de desenvolver psicoses.

Em simultâneo, os investigadores constituíram um segundo grupo também com cerca de 40 jovens, com as mesmas idades e com os mesmos níveis de risco, que receberam apenas um placebo (substâncias sem ação biológica).

Os especialistas concluíram que apenas 10% dos jovens do primeiro grupo desenvolveram esquizofrenia ao longo dos sete anos seguintes, contra 40% do segundo grupo.

De acordo com o estudo, o grupo que recebeu apenas placebo desenvolveu globalmente mais cedo os sintomas de esquizofrenia. Os jovens do segundo grupo também desenvolveram outras doenças mentais durante o período do estudo.

A esquizofrenia é um transtorno mental grave que se manifesta através de uma perda de contacto com a realidade e que geralmente surge na adolescência ou no início da idade adulta.

Os ácidos gordos ómega 3 são essenciais para o bom funcionamento do cérebro, sistema nervoso e da retina, mas também apresentam efeitos benéficos ao nível do coração e da saúde mental.

São encontrados em grande quantidade em peixes gordos, como é o caso do salmão e da sardinha, ou em frutos secos como as nozes.

Dieta para Colesterol LDL Alto – Alimentos e Dicas

Quando você tentou atacar a porção de batatas fritas, pediu o sanduíche com bacon ou escolheu no cardápio o fettucine à parisien...