Heróis do comboio distinguidos com a Legião de Honra em França



Três norte-americanos e um britânico recebem medalha das mãos de François Hollande. Duas outras pessoas que não foram identificadas vão também ser distinguidas.

Os três norte-americanos e um britânico que travaram um homem armado com uma metralhadora e um x-acto num comboio entre Amesterdão e Paris, na noite de sexta-feira, foram distinguidos com a medalha da Legião de Honra, a mais alta distinção em França.

Na cerimónia, que decorreu esta segunda-feira no Palácio do Eliseu, o Presidente francês, François Hollande, apontou os quatro homens como o exemplo "do que pode ser feito em circunstâncias terríveis".

"Em nome de França, quero agradecer-vos pelo que fizeram. Todo o mundo admira a vossa coragem. Deve ser um exemplo para todos nós, e uma fonte de inspiração. Puseram a vossa vida em risco em defesa da liberdade", disse Hollande.

Os quatro homens distinguidos esta segunda-feira com a medalha da Legião de Honra são os norte-americanos Spencer Stone, 23 anos, da Força Aérea norte-americana, em serviço na Base das Lajes; o estudante Anthony Sadler, 23 anos; Alek Skarlatos, 22 anos, da Guarda Nacional norte-americana; e o informático britânico Chris Norman, 62 anos. Numa data que não foi avançada serão distinguidos com a mesma medalha duas outras pessoas, cujas identidades não foram reveladas – um passageiro franco-americano, com cerca de 50 anos de idade, que ficou ferido; e um cidadão francês que foi o primeiro a tentar travar o atacante.

O homem que entrou no comboio com uma AK47, uma pistola, um x-acto e vários carregadores foi identificado como Ayoub El Kahzzani, um cidadão marroquino de 25 anos conhecido pelos serviços secretos espanhóis como um homem "muito radical e potencialmente perigoso". Ayoub El Kahzzani está ainda a ser interrogado pelas autoridades francesas.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Como Fazer Chá de Romã – Receita e Dicas