segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Planta Que Dá Origem à Tequila Pode Ajudar a Emagrecer, Afirma Pesquisa

3aboaforma

Um estudo realizado por pesquisadores mexicanos revelou que a planta Agave, que dá origem à tequila e é utilizada na produção de um adoçante, possui propriedades que podem diminuir os níveis de açúcar no sangue e contribuir com a perda de peso.

A pesquisa, que foi apresenta no Encontro Anual da Sociedade Americana de Química (ACS, sigla em inglês) que aconteceu na cidade de Dallas, nos Estados Unidos, em março do ano passado, também afirma que um tipo de açúcar natural encontrada na Agave, os chamados agavins, não podem ser digeridos pelo organismo.
Os cientistas chegaram a esse resultado depois de alimentarem ratos de laboratório com uma dieta padrão e adicionado os agavins a água que eles ingeriam. Desse modo, os estudiosos descobriram que os animaizinhos que tinham consumido o açúcar natural proveniente da Agave diminuíram de modo geral a quantidade de alimento que comiam, o que normalmente resulta em um peso mais baixo, e apresentaram taxas de açúcar no sangue mais baixas.
E esses efeitos registrados foram mais fortes do que os promovidos por outros adoçantes artificiais como o aspartame e o próprio xarope de agave.
Além disso, os bichinhos que ingeriram os agavins produziram um hormônio chamado GLP-1 (glucagon-like peptide-1), que mantém o estômago cheio por mais tempo, outro fator positivo para o emagrecimento, e produz insulina, o que beneficia as pessoas que possuem diabetes.
“Isso coloca os agavins em uma posição extraordinária no que se refere ao seu consumo pelas pessoas obesas e que tenham diabetes. Nós acreditamos que os agavins possuem um enorme potencial como um adoçante leve”, afirmaram os pesquisadores.
Entretanto, é preciso ressaltar que a tequila pode não carregar o mesmo efeito do açúcar natural da planta que dá origem à bebida, tendo em vista que os agavins podem perder as suas propriedades durante o processamento, informaram os cientistas.
Eles também falaram sobre a existência de uma desvantagem em relação aos outros tipos de adoçantes artificiais: os agavins não são tão doces quanto às outras substâncias semelhantes a eles.



Dieta para Colesterol LDL Alto – Alimentos e Dicas

Quando você tentou atacar a porção de batatas fritas, pediu o sanduíche com bacon ou escolheu no cardápio o fettucine à parisien...