sábado, 22 de agosto de 2015

12 Benefícios do Abacaxi – Para Que Serve e Propriedades

Abacaxi


Com a sua pele espinhosa distintiva e polpa amarela, o abacaxi é um símbolo de hospitalidade, bem como uma saborosa fruta. Como muitas frutas e vegetais, pode ser bastante nutritivo para corpo. Comer a polpa da fruta, rica em minerais, beber o suco e aplicar no corpo são todas maneiras de obter os benefícios do abacaxi para a saúde.

Este texto mostrará para que serve a fruta em termos de saúde. Serão apresentadas algumas propriedades e benefícios do abacaxi.

Um pouco sobre o abacaxi

O abacaxi, Ananas comosus, pertence à família das Bromeliaceae, a partir do qual um dos seus compostos mais importantes, que promove a enzima bromelina, foi nomeado. O abacaxi é, na verdade, não apenas uma fruta, mas um composto de muitas flores cujos frutos individuais se fundem em torno de um núcleo central. Cada fruto pode ser identificado por um “olho”, a marcação espinhosa e áspera sobre a superfície do abacaxi.
Ao comprar, procure abacaxis que são pesados para seu tamanho. Enquanto abacaxis maiores terão uma maior proporção de polpa comestível, geralmente não há diferença de qualidade entre um abacaxi de pequena e grande dimensão. Abacaxis devem ser livres de manchas, contusões e “olhos” escuros. Evite abacaxi que cheira a mofo, azedo ou fermentado.
O abacaxi pode ser deixado à temperatura ambiente durante um ou dois dias antes de servir. Embora este processo não vá tornar o fruto mais doce, ele vai ajudá-lo a tornar-se mais suave e suculento. Todavia, eles são muito perecíveis. Depois de dois dias, se você ainda não for consumir o abacaxi, você deve envolvê-lo em um saco plástico e guardá-lo na geladeira, onde vai manter por um período máximo de três a cinco dias.
Uma porção de 1 xícara de abacaxi fornece (em valores diários recomendados):
  • 82 calorias, 0 gramas de gordura, e 1 grama de proteína;
  • 2 gramas de fibra;
  • 131% de vitamina C;
  • 9% de Tiamina;
  • 9% de vitamina B6;
  • 7% de ácido fólico;
  • 4% de ácido pantotênico.

Propriedades e benefícios do abacaxi

Este tópico abordará para que serve o abacaxi na saúde. A seguir, consta uma lista com algumas propriedades e benefícios do abacaxi.

1. Rica fonte de vitamina C, que impulsiona o sistema imunológico

O abacaxi tem um gritante 131% de seu valor diário de Vitamina C. A vitamina C é comumente usada para minimizar a tosse, resfriados e sintomas de gripe. A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que desempenha um papel na manutenção da saúde do tecido conjuntivo do corpo, bem como atuando como um antioxidante.
Como um antioxidante, tem a capacidade de sintetizar o colágeno, que é a principal proteína do corpo responsável por manter saudáveis os vasos sanguíneos e órgãos. A vitamina C, que é encontrada no abacaxi também pode ajudar com problemas de pele, tais quais queimaduras solares ou pele seca e irritada.
Devido ao teor de vitamina C no abacaxi, esta fruta surpreendente pode ajudar seu corpo a combater os danos dos radicais livres e reduzir a inflamação, que são conhecidos por contribuir para o desenvolvimento de câncer.

2. Rico em fibras

Frutas que são ricas em fibras podem reduzir o risco de câncer colorretal. As fibras também podem reduzir os níveis de glicose no sangue e diabéticos tipo 2 podem mostrar sinais de melhoria dos níveis de açúcar no sangue, lipídios, e insulina.
Como um abacaxi médio contém cerca de 13 gramas de fibra, comer abacaxi é uma ótima maneira de maximizar esses benefícios das fibras para a saúde. Devido ao seu alto teor de fibras, um dos benefícios do abacaxi é que ele pode ajudar a prevenir a constipação e promover a regularidade intestinal, propiciando um sistema digestivo saudável como um todo. Além disso, as fibras promovem saciedade, uma arma para os que querem perder peso.

3. Melhora a fertilidade

Estudos mostram que comer alimentos que são ricos em antioxidantes pode ajudar a prevenir a infertilidade. Como os radicais livres podem danificar o sistema reprodutivo, alimentos com alta atividade antioxidante, como os abacaxis, que combatem esses radicais livres, são recomendados para pessoas que estão tentando engravidar.
Os antioxidantes no abacaxi, como a vitamina C, betacaroteno e outras vitaminas e minerais presentes, incluindo o cobre, afetam tanto a fertilidade masculina quanto a feminina. Os antioxidantes têm sido mostrados para ajudar a aumentar o fluxo de sangue e restaurar a formação de tecido adequada nos órgãos genitais. Além disso, eles podem ajudar no aumento da contagem de espermatozoides.

4. Protege contra a doença cardiovascular

O abacaxi dá suporte para a saúde do coração devido ao seu teor de fibras, potássio e vitamina C. Um estudo descobriu que um dos benefícios do abacaxi é que ele tem habilidades cardioprotetoras, conforme demonstrado em estudos feitos em ratos. O estudo concluiu que o suco de abacaxi pode reduzir o risco de doença cardíaca coronária e pode ajudar a estabelecer a digestão e absorção.
Consumos elevados de potássio também estão associados a um risco reduzido de acidente vascular cerebral, proteção contra a perda de massa muscular, preservação da densidade mineral óssea e redução da formação de pedras nos rins.
Frutas que são ricas em potássio também podem ajudar com a redução da pressão arterial elevada. O abacaxi ajuda a reduzir a inflamação e restaura a pressão sanguínea saudável devido a seus antioxidantes benéficos.
A fruta também ajuda a melhorar a saúde do coração por causa dos efeitos da poderosa bromelina, que pode lutar contra a coagulação do sangue e é a resposta da natureza para aqueles que tomam uma aspirina por dia para reduzir o risco de ataque cardíaco. A bromelina foi apontada por evitar que as plaquetas sanguíneas de grudem umas nas outras ou que se aglomerem ao longo das paredes dos vasos sanguíneos – ambas causas conhecidas de ataques cardíacos ou derrames.

5. Previne a asma

O betacaroteno, que é encontrado em alimentos de origem vegetal como abacaxi, ajuda a diminuir o risco de desenvolver asma. Toxinas, má alimentação, poluição, abuso de antibióticos e estresse desempenham um grande papel no desenvolvimento da asma. Todos esses fatores causam inflamação, mas felizmente um dos benefícios do abacaxi é que ele pode ajudar a reduzi-la através de desintoxicação.

6. Ajuda a Saúde Mental

Outro dos benefícios do abacaxi é que ele ajuda a melhorar o seu humor e ajuda a combater a depressão e ansiedade. O abacaxi é uma boa fonte do aminoácido triptofano, que é usado pelo corpo para produzir serotonina, um dos principais “hormônios de felicidade”.
Consumir bastante deste aminoácido, além de outros nutrientes, tais quais as vitaminas do complexo B, é importante para apoiar o sistema neurológico, para a energia, e para a produção de hormônios de bom humor.

7. Ajuda no combate ao câncer

Em 2007, pesquisadores publicaram um artigo pioneiro sobre a bromelina do abacaxi, apontando-a como muito mais eficaz do que um quimio-agente tradicional usado no tratamento de câncer. Em testes de tratamento do câncer em animais, a bromelina foi apontada por ser mais eficaz do que o 5-fluoracil (5-FU), quando comparado com um grupo de controle não tratado. O 5-FU tem sido utilizado no tratamento de câncer por mais de 40 anos, mas o principal problema é que mata ou irreversivelmente danifica as células saudáveis e tecidos saudáveis, não só os cancerosos.
A bromelina não só foi apontada por ser mais eficaz mas também era muitas vezes mais segura do que o 5-FU. Os compostos naturais como a bromelina têm citotoxicidade seletiva e são capazes de matar as células cancerosas em um processo chamado apoptose, enquanto deixa as células saudáveis ilesas. Citotoxicidade é quando algo é tóxico para algumas células, e a bromelina concentra-se apenas em certas células cancerosas.

8. Reduz a inflamação

Os benefícios do abacaxi incluem ainda a capacidade de ajudar aqueles que sofrem de artrite e dores nas articulações, pois a bromelina pode acelerar a cura associada a procedimentos cirúrgicos. É também muito útil para o tratamento de lesões desportivas, incluindo distensões e pode ajudar contra a dor.
A bromelina funciona na inflamação bloqueando metabolitos que causam o inchaço. Ela também atua para diminuir o inchaço pela ativação de um produto químico no sangue que quebra a fibrina, levando, assim, à redução do inchaço. A bromelina é muitas vezes recomendada para ser tomada antes de cirurgias para acelerar o tempo de cicatrização e diminuir a inflamação comumente associada a procedimentos cirúrgicos.
Recentemente, um estudo foi feito em 100 ratos que sofriam de colite, a inflamação do cólon, e os resultados mostraram que a suplementação de longo prazo com o suco de abacaxi fresco congelado, não pasteurizado, com enzimas de bromelina ativas, é seguro e eficaz e diminui a gravidade da inflamação.
Outro estudo foi feito em pacientes que sofrem de sinusite, que é a inflamação dos seios paranasais. A sinusite pode ser causada por uma infecção, uma alergia ou um problema autoimune. O estudo mostrou que a bromelina encontrada no abacaxi causou uma recuperação significativamente mais rápida do que a terapia padrão.

9. Ajuda na digestão

Para a digestão, comer abacaxi serve como um poderoso auxiliar na quebra de proteínas em peptídeos e aminoácidos. Ele pode aliviar os sintomas da colite ulcerativa, refluxo ácido e isso ajuda os processos digestivos gerais.
É também útil para ajudar a evitar respostas autoimunes devido a alergias alimentares comuns. Estudos realizados no Japão mostraram que a ingestão de abacaxi ajudou aqueles que tinham doença celíaca devido à presença da enzima bromelina. A doença celíaca é uma alergia à proteína glúten, que é encontrada no trigo, cevada, centeio e produtos derivados.

10. Contém manganês e tiamina (vitamina B1) para produção de energia

Abacaxi é uma excelente fonte de manganês, que é um cofator essencial para uma série de enzimas importantes na produção de energia e defesas antioxidantes. Por exemplo, a enzima oxidativa superóxido dismutase, que desarma os radicais livres produzidos dentro das mitocôndrias (as fábricas de produção de energia dentro de nossas células), requer manganês. Em adição ao manganês, o abacaxi é uma boa fonte de tiamina, uma vitamina B que atua como um cofator em reações enzimáticas centrais para a produção de energia. O correto funcionamento energético do corpo é um dos benefícios do abacaxi para os praticantes de esportes.

11. Proteção contra a degeneração macular

Dados indicam que comer três ou mais porções de frutas por dia pode reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI), a principal causa de perda de visão em adultos mais velhos, em 36%, em comparação com pessoas que consomem menos de 1,5 porções de frutas por dia.
Neste estudo, que envolveu mais de 110 mil homens e mulheres, os pesquisadores avaliaram o efeito do consumo de frutas, legumes, vitaminas antioxidantes A, C, E e carotenoides dos participantes do estudo sobre o desenvolvimento de DMRI precoce (DMRI neovascular), uma forma mais grave da doença associada à perda da visão. Enquanto que, surpreendentemente, a ingestão de vegetais, vitaminas antioxidantes e carotenoides não foi fortemente relacionada à incidência de qualquer forma de DMRI, o consumo de frutas foi definitivamente protetor contra a forma grave desta doença.
Três porções de frutas pode parecer muito para comer a cada dia, mas o abacaxi pode ajudar você a atingir esse objetivo. Adicione abacaxi fresco para a sua vitamina da manhã, iogurte, a qualquer fruta e à maioria das saladas de vegetais. Por exemplo, tente adicionar pedaços de abacaxi para a sua próxima salada de repolho ou salada de cenoura.

12. Benéfico para a pele

O alto teor de vitamina C e bromelina do suco de abacaxi torna-o um tratamento eficaz para a acne. A bromelina é uma enzima que suaviza a pele e tem sido usada para combater a inflamação e inchaço, conforme afirmado anteriormente. Beber suco de abacaxi ajuda o corpo a sintetizar o colágeno, que ajuda a manter a pele firme e flexível, enquanto que os ácidos aminados e a vitamina C ajudam na reparação dos tecidos.
Há mais um motivo “duplo” para que serve o abacaxi. Ele também pode ser passado na pele para a nutrição desta. Corte um abacaxi ao meio e leve à geladeira. Coma o fruto, ou faça suco de uma metade, e esfregue suavemente o interior do abacaxi na pele de seu rosto, evitando a área dos olhos. Depois de alguns minutos, lave o rosto com água morna. Repita dois ou três dias mais tarde com a outra metade do abacaxi.

Dieta para Colesterol LDL Alto – Alimentos e Dicas

Quando você tentou atacar a porção de batatas fritas, pediu o sanduíche com bacon ou escolheu no cardápio o fettucine à parisien...