Jim, o sem-abrigo



Jim, o sem-abrigo transformado em homem de negócios num vídeo que se multiplicou na net


sem-abrigo jim wolf 600

Chama-se Jim Wolf, tinha a etiqueta de “sem-abrigo”, vítima de alcoolismo que o fez perder o emprego. Foi sujeito a uma transformação física notável, gravada em vídeo, da autoria do produtor Rob Bliss. O homem de barba desarranjada e cara suja deu lugar a um homem de negócios. E o vídeo disseminou-se na Internet.
O projeto do produtor Rob Bliss consistiu em transformar a imagem de um sem-abrigo. E há duas mensagens a reter, nesta ‘reconstrução’ de Jim Wolf: a exclusão social é um fenómeno que nasce de uma imagem e uma mudança de imagem pode ser o passaporte para a inclusão social.
O vídeo de Bliss foi parar à Internet e sensibilizou os milhões de cibernautas que assistiram à transformação de Jim. Já são mais de 11 milhões de visualizações das imagens.
Jim Wolf, o sem-abrigo que vive ao lado da pobreza e do álcool, que passa ao lado do mundo que o rejeita, transforma-se num homem de negócios, que na realidade que não é. Mas o homem de barbas grosseiras também não é um sem-abrigo. É um homem. E é esse contraste que se realça, nas imagens que se seguem.
Basta um ajuste numa barba, um fato de marca, uma gravata e um cabelo lavado para que um sem-abrigo o deixe de ser. Simples? Na realidade, Jim Wolf ainda não lavou o alcoolismo, nem despiu a pobreza. Está a travar essa luta.
Mas tornou-se num símbolo e fez com que a temática da exclusão social fosse discutida (curioso) nos países desenvolvidos, com o mesmo denominador. Jim frequenta reuniões de Alcoólicos Anónimos e tenta voltar ao mundo, depois de se ver ao espelho. Veja as imagens:

Homeless Veteran Timelapse Transformation

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades