Irlanda deixa resgate

Irlanda deixa resgate em dezembro e recusa programa cautelar


A Irlanda vai sair do programa de assistência financeira no próximo mês sem necessidade de um programa cautelar, anunciou o Governo irlandês.

Irlanda deixa resgate em dezembro e recusa programa cautelar
   O presidente francês François Hollande cumprimenta o primeiro-ministro irlandês Enda Kenny (à direita)

"Após uma avaliação cuidadosa e completa de todas as opções disponíveis (...) o Governo irlandês decidiu hoje que a Irlanda deixará o programa de assistência da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI) em dezembro, como previsto, sem recorrer a um programa cautelar", refere um comunicado do Departamento das Finanças.
O comunicado lembra que o país regressou aos mercados em 2012 e que as finanças públicas "estão controladas".
No Parlamento, o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, disse que depois de deixar o programa de resgate, a 15 de dezembro, o país não vai solicitar ajuda adicional.
Kenny assegurou que essa é a "decisão correta" para a Irlanda depois de ter cumprido com êxito o programa de assistência firmado em 2010 com a Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI, entidades que concederam ao país um empréstimo de 85 mil milhões de euros.
"Sairemos do resgate numa posição forte. O governo esteve a preparar-se para regressar com normalidade aos mercados", afirmou o primeiro-ministro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades