Marcelo sobre a redução da TSU: "Passos Coelho é teimoso"

Marcelo sobre a redução da TSU: "Passos Coelho é teimoso"

Marcelo sobre a redução da TSU: O comentador político diz que as propostas do governo no âmbito dos programas de estabilidade e de reformas são, no fundo, o "programa eleitoral da coligação", considerando o plano em matéria fiscal de "realista"


O ex-líder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou esta noite no seu espaço de comentário semanal na TVI que a insistência do governo na redução da Taxa Social Única está relacionada com "uma característica fundamental de Passos Coelho: é teimoso".

Marcelo recordou que o governo foi forçado a abdicar da medida em 2012, mas que Passos agora regressa à mesma ideia com um problema: "onde ir buscar o dinheiro, já que não pode, como da outra vez, ir aos trabalhadores".

O comentador fala numa "pequena habilidade" do primeiro-ministro ao sugerir que a perda de receita pode ser compensada com "a flexibilidade que a União Europeia dá para o défice, de 0,5%, aos países cumpridores". Porém, alerta Marcelo, isso seria "para apenas um ano".

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ainda que os programas de Estabilidade e de reformas (plano para 2015-2020) apresentados pelo governo são, no fundo, o "programa eleitoral da coligação". O programa de reformas, no entender do ex-líder social-democrata, é "forte na parte fiscal" e "fraco na parte da Segurança Social".

Propostas a nível fiscal, como a eliminação gradual da sobretaxa até 2019, é para o professor "fazível e realista", não tendo o governo caído na tentação de um plano "eleitoralista". O social-democrata admite que o PS "apareça com propostas mais radicais".

Sobre a greve da TAP, o professor universitário considera-a "suicida" para os pilotos, pois os prejuízos avultados que esta pode trazer poderá levar à reestruturação. Ou seja: ao despedimento dos próprios pilotos. Seja por consequência da não existência de toda da privatização ou de uma venda feita "ao preço da uva mijona".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades