Obama admite que subestimou poder do Estado Islâmico

Obama reconhece a necessidade de uma intervenção militar

Obama : O Presidente norte-americano, Barack Obama, admitiu neste domingo que a sua administração subestimou a força do Estado Islâmico na Síria e no Iraque.


Foi durante uma entrevista no programa 60 Minutes que Obama respondeu a comentários do director nacional dos serviços secretos, James Clapper, que disse que os EUA subestimaram o poderio do Estado Islâmico e sobrestimaram a força do exército iraquiano.

“É absolutamente verdade”, disse Obama, que justificou esse erro de julgamento com “o caos da guerra civil síria”.

“Tínhamos a Al-Qaeda no Iraque, que era um grupo perverso, mas os nossos fuzileiros foram capazes de os dominar com o apoio das tribos sunitas.

Eles recuaram mas, nos últimos anos, durante o caos da guerra civil síria, onde tínhamos áreas enormes do país completamente ingovernáveis, eles conseguiram reconstituir-se e tomaram vantagem desse caos”, explicou Obama durante a entrevista.

O crescimento do poder do Estado Islâmico – que conta com mais de 30 mil efectivos, de acordo com os serviços secretos norte-americanos – deve-se a um método de recrutamento “muito engenhoso”, disse ainda Obama.

O grupo conseguiu “atrair combatentes estrangeiros que acreditam nos seus disparates jihadistas e viajaram de todo lado, desde a Europa, dos EUA, da Austrália ou de outras partes do mundo muçulmano, convergindo para a Síria”, que se tornou no “ponto de partido para jihadistas de todo o mundo”.

As estimativas da União Europeia indicam que há cerca de 3 mil europeus a lutar nas fileiras do Estado Islâmico. O Conselho de Segurança da ONU aprovou na semana passada uma resolução proposta por Washington para que sejam tomadas medidas para travar o ingresso de cidadãos no Estado Islâmico.


Desde Junho que o grupo controla uma grande área de território, que abrange o Norte do Iraque e o Leste da Síria – incluindo algumas das zonas petrolíferas mais importantes.

Os EUA têm bombardeado as posições do Estado Islâmico no Iraque há já várias semanas e, nos últimos dias, expandiram os ataques também à Síria, contando com o apoio de uma coligação internacional composta por países árabes e europeus – estes últimos recusam-se, contudo, a acompanhar os bombardeamentos sobre o território sírio.
Reconhecendo a necessidade de que parte da solução terá de ser militar, Obama descreveu a estratégia que tem sido seguida. 

“Temos de os fazer recuar, diminuir o seu espaço e ir atrás dos seus comandos, da sua capacidade e das suas armas, do seu combustível, cortar o financiamento e trabalhar para eliminar o fluxo de combatentes estrangeiros.”

Mas à solução militar, Obama quer juntar uma componente política, que terá de passar por uma “combinação entre as populações sunitas e xiitas que são neste momento as maiores causas do conflito”.

Presidente dos EUA disse em entrevista que “caos” da guerra civil na Síria foi responsável pela emergência do grupo jihadista.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades