Estado Islâmico divulga vídeo em que refém promete contar "a verdade" sobre a organização


“Eu sei o que é que estão a pensar agora. Estão a pensar: ´Só está a fazer isto porque está preso. Ele tem uma arma apontada à cabeça e está a ser forçado a fazer isto’. Não
é isso?”

Os jihadistas do Estado Islâmico (EI) divulgaram um vídeo em que um alegado refém – que se identifica como John Cantlie, jornalista britânico raptado em 2012 na Síria – promete “transmitir alguns factos “ e revelar "a verdade” sobre a organização islamista, em “próximos programas”.

“Eu sei o que é que estão a pensar agora. Estão a pensar: ´Só está a fazer isto porque está preso. Ele tem uma arma apontada à cabeça e está a ser forçado a fazer isto’. Não é isso?”

No vídeo de pouco mais de três minutos, divulgado no YouTube, o refém aparece sozinho, sentado atrás de uma mesa, vestido com um uniforme cor de laranja, igual ao dos três decapitados pelo EI nas últimas semanas pelos islamistas – dois jornalistas norte-americanos e um funcionário humanitário britânico.

“Sim, é verdade. Sou um prisioneiro. Não posso negar isso. Mas vendo que fui abandonado pelo meu governo e que o meu destino está agora nas mãos do Estado Islâmico, não tenho nada a perder”, diz na mensagem intitulada "Lend me your years" (algo como "Ouçam-me com atenção").

O legado refém afirma que colaborou com os jornais Sunday Times, The Sun e Sunday Telegraph. A AFP, que diz ter também trabalhado para si, recorda que John Cantlie foi raptado uma primeira vez pelos jihadistas, durante algumas semanas, em Julho de 2012, juntamente com um colega holandês.

Veio a ser libertado pelo Exército Livre Sírio, uma componente da rebelião contra o regime de Bashar al-Assad. Ao tentar fugir foi nessa altura ferido num braço. Em Novembro do mesmo ano voltou a ser raptado.

Depois ter morto os três cidadãos ocidentais, o EI  ameaçou executar também outro refém britânico, David Henning.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades