terça-feira, 28 de junho de 2016

Alimentos Que Fazem o Cabelo Crescer

Alimentos
AlimentosAlimentos O verdadeiro segredo para cabelos fortes e brilhantes não está no shampoo ou em tratamentos feitos em salões de beleza.

Está na nossa dieta. Assim como a pele, a vitalidade dos cabelos é um sinal externo da saúde no interior do nosso corpo.
As células que compõem cada fio de cabelo requerem um fornecimento regular de nutrientes essenciais para que elas permaneçam fortes e não parem de se renovar.
Os homens são mais propensos a perder os cabelos devido à calvície de padrão masculino, mas a queda de cabelo também é comum entre as mulheres. As razões podem variar de uma simples e temporária deficiência de vitaminas a uma condição de saúde mais complexa.
Em muitos casos há maneiras de tratar a queda de cabelo em ambos os sexos e o ponto de partida é, sem dúvida, optar por alimentos que fazem o cabelo crescer.
Veja a seguir uma lista com dezesseis alimentos saudáveis e cheios de nutrientes que ajudam a estimular o crescimento dos fios e a manutenção da sua saúde.
1. Salmão
Peixes como o salmão e a sardinha são ricos em ômega-3, um tipo de gordura saudável que não é produzida naturalmente pelo nosso corpo e precisa ser adquirida a partir de alimentos ou suplementos. Estes peixes que contêm ômega-3 são alimentos que fazem o cabelo crescer, ajudam a mantê-lo brilhante e saudável e protegem o corpo contra inúmeras doenças.
2. Pimentão amarelo
Este tipo de pimentão tem cinco vezes mais vitamina C do que a laranja (341 miligramas, em oposição a 63 por porção). A vitamina C é um antioxidante que faz o cabelo crescer, reforça os folículos pilosos e a haste do cabelo, além de impedir a quebra dos fios.
3. Iogurte grego
Este alimento é rico em proteínas, a base da construção dos fios de cabelo. Ele também contém vitamina B5, conhecida como ácido pantotênico, um ingrediente que estimula o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo ajudando no crescimento do cabelo e impedindo a queda. O ácido pantotênico é comumente adicionado a produtos para a pele e cabelos, mas ingeri-lo através do iogurte é muito mais saudável.
4. Sementes de girassol
Apenas algumas pequenas sementes de girassol podem conter alta concentração de vitamina E. Esta vitamina melhora o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo e por isso as sementes são ótimos alimentos que fazem o cabelo crescer até mais rápido.
5. Espinafre
O espinafre é cheio de nutrientes que ajudam a manter a hidratação e a impedir a quebra dos cabelos. O vegetal também contém vitamina A, ferro, betacaroteno, ácido fólico e vitamina C, elementos que trabalham em conjunto para manter o couro cabeludo saudável e fértil para o nascimento de novos folículos.
6. Abacate
Os abacates são um segredo de beleza milenar devido à sua alta concentração de ácidos graxos essenciais, vitaminas B e E, que funcionam em nível celular para proteger e fortalecer o cabelo.
A vitamina B é essencial para o crescimento do cabelo. A vitamina E ajuda a reparar danos no couro cabeludo, o que pode retardar ou impedir o crescimento dos fios.
Comer abacate e usá-lo regularmente como máscara capilar são formas de garantir o cabelo saudável com o crescimento esperado de cerca de um centímetro a cada mês.
7. Amêndoas
As amêndoas são importantes alimentos que fazem o cabelo crescer mais rápido e com mais vigor devido ao seu alto teor de biotina. Uma xícara desta noz contém cerca de um terço da necessidade diária de biotina, uma vitamina do complexo B amplamente usada por especialistas para combater a queda dos cabelos. Os resultados podem ser notados entre um e dois meses após adicioná-las à sua dieta.
8. Grãos como a soja e a lentilha
Ferro é um mineral essencial para garantir o crescimento e a estabilidade dos cabelos. Este nutriente pode ser encontrado em abundância em cereais e massas fortificados e grãos como a soja e a lentilha. Ele é recomendado para o crescimento e a saúde do cabelo porque transporta oxigênio para os folículos capilares que dão origem a novos fios.
É importante lembrar que para haver uma absorção adequada de ferro pelo organismo é preciso equilibrar também a ingestão de vitamina C.
9. Vegetais folhosos como acelga, couve e agrião
Estes vegetais contêm metilsulfonilmetano (MSM), uma forma biológica do enxofre, um nutriente importante para a saúde do cabelo, pele, unhas, e cartilagem. Alimentos e suplementos de MSM podem nutrir, aumentar a espessura e promover o crescimento dos cabelos.
Um estudo realizado na Universidade de Saúde e Ciência do Oregon relatou aumento do crescimento do cabelo entre os participantes depois de usarem MSM por cerca de seis semanas.
Cientistas explicam que o enxofre é necessário para o crescimento saudável de colágeno e queratina e serve para melhorar a circulação do sangue no couro cabeludo, o que suporta a indicação destes alimentos que fazem o cabelo crescer.
10. Carnes magras
Os cabelos são compostos de proteínas, e pesquisas mostram que o crescimento do cabelo para quando não há proteína suficiente no organismo. É importante consumir proteína de carnes magras como frango ou peru, que têm menos gordura saturada do que a carne bovina e suína.
11. Erva Saw Palmetto
Um estudo publicado pelo Journal of Alternative and Complementary Medicineinformou que a erva Saw Palmetto (Serenoa repens) pode aumentar o crescimento do cabelo nos homens.
O extrato de Saw Palmetto tem sido ingerido na forma de suplemento e já é usado por herbalistas para estimular o crescimento de cabelo em homens e mulheres há muitas décadas. Este estudo mostrou através de pesquisas que a erva realmente aumenta o crescimento dos cabelos em homens que tomam extratos de Saw Palmetto diariamente.
12. Batata doce
As diferentes variedades de batatas doces são ricas em betacaroteno, um antioxidante que o organismo transforma em vitamina A assim que é ingerido. A vitamina A ajuda a evitar o ressecamento dos cabelos e estimula as glândulas do couro cabeludo a produzir o sebo, uma condição fundamental para o desenvolvimento de novos fios e a manutenção da vitalidade dos fios já desenvolvidos. O betacaroteno também pode ser encontrado em outros vegetais alaranjados como cenoura, abóbora, melão e manga, que portanto também podem ser bons alimentos que fazem o cabelo crescer.
13. Canela
O consumo de canela contribui para o fluxo adequado de sangue nos vasos que circundam o couro cabeludo. A saúde da circulação é essencial para que haja oxigênio e nutrientes adequados para o desenvolvimento dos folículos pilosos que dão origem aos fios de cabelo.
14. Ovos
Ovos são ricos em proteína, ferro e biotina, e por isso estão na lista de alimentos que fazem o cabelo crescer. Cada um destes nutrientes tem um papel específico e fundamental na formação de novos fios e na manutenção da saúde dos cabelos. A carência de qualquer um destes elementos pode levar à queda significante de cabelo.
15. Ostras
As ostras são ricas em zinco e a falta deste mineral pode causar a perda de cabelos até mesmo nos cílios.
As células que compõem o cabelo dependem de zinco para o crescimento dos fios e para o bom funcionamento das glândulas sebáceas no couro cabeludo. Este mineral também pode ser encontrado na carne bovina, caranguejo, lagosta, e em cereais enriquecidos, que também podem ser listados como alimentos que fazem o cabelo crescer.
16. Frutas ricas em vitamina C
A vitamina C auxilia a absorção do ferro dos alimentos e também é um antioxidante facilmente absorvido pelo organismo. As melhores fontes de vitamina C são groselha, mirtilo, brócolis, goiaba, kiwi, laranja, mamão, morango e batata-doce.
Esta vitamina ajuda na produção de colágeno que fortalece os vasos capilares responsáveis por abastecer os fios de cabelo com oxigênio e nutrientes, substâncias fundamentais para o seu crescimento.
Entenda o ciclo do cabelo
Cada cabelo está ligado ao couro cabeludo através de um folículo. Há entre 100 e 350 mil folículos de cabelo no couro cabeludo humano, sendo que cada um faz crescer um fio de cabelo.
Cada fio saudável cresce por cerca de três anos e depois passa cerca de três meses em inatividade até cair. Quando um fio cai, outro já começou a se desenvolver no mesmo folículo.
Este ciclo de crescimento e queda dos fios varia significativamente de pessoa para pessoa e é influenciada pela idade, pela dieta, pela herança genética e pelo estado de saúde de cada um.
Como é composto o cabelo?
O cabelo é composto principalmente por uma proteína chamada queratina, que também forma as unhas e a camada protetora externa da pele. Cada cabelo é formado por três camadas:
  1. A cutícula: Camada exterior, fina e incolor que atua como a camada de proteção do fio;
  2. O córtex: Camada mediana onde está depositada a melanina, responsável pela cor do cabelo. É esta camada que determina o formato dos fios;
  3. A medula: Camada mais interna, nem sempre presente em todos os fios, ela é responsável pela distribuição de nutrientes em alguns fios e se forma ainda na fase de germinação destes.
O motivo da queda de cabelo
Os fios de cabelos caem naturalmente no final do seu ciclo de vida, no entanto, a perda de cabelo torna-se preocupante quando é maior do que a capacidade de produção de novos fios pelos folículos capilares.
Antes de procurar um tratamento eficiente, é importante determinar as causas da queda; no entanto, pesquisas mostram que a dieta com os alimentos que fazem o cabelo crescer listados acima é fundamental na manutenção da saúde dos folículos capilares que dão origem a novos fios.
Alguns fatores potenciais para a perda de cabelo incluem carência de certos nutrientes, idade, gravidez, herança genética e desequilíbrios hormonais, incluindo disfunção da tiroide. É importante procurar um médico para determinar a causa específica da queda de cabelos e identificar o melhor tratamento para cada caso.
Tratamentos naturais que fazem o cabelo crescer
1. Aplicar máscara de crescimento
Faça a sua própria máscara de cabelo para um tratamento profundo e nutritivo. Bata uma gema de ovo e misture com meio abacate amassado e uma colher de mel. Massageie a mistura no cabelo limpo ainda úmido e deixe agir por 30 minutos antes de enxaguar completamente.
A máscara deve ser aplicada a cada duas semanas.
2. Tomar sol ou suplemento de Vitamina D
Vários estudos mostram que a vitamina D pode ajudar a ativar o crescimento do cabelo. Embora poucos alimentos contenham naturalmente esta vitamina, basta tomar sol por alguns minutos por dia para ajudar o corpo a produzir mais vitamina D.
Caso haja restrição em relação ao sol devido aos raios ultravioleta, o melhor é suplementar a vitamina D de acordo com o indicado por um nutricionista.
3. Impulsionar a circulação do couro cabeludo com óleo essencial de alecrim
O óleo essencial de alecrim tem sido tradicionalmente usado para aumentar a circulação do couro cabeludo e estimular o crescimento do cabelo. Adicione algumas gotas do óleo ao shampoo ou, se possível, massageie o couro cabeludo regularmente com algumas gotas de óleo de alecrim ou de coco.
4. Usar chá de folhas de goiabeira
Segundo os especialistas, as folhas da goiabeira podem evitar a queda de cabelo quando usadas regularmente.
Para fazer o chá, ferva um punhado de folhas de goiabeira em 1 litro de água de 15 a 20 minutos. Deixe esfriar em temperatura ambiente, coe e aplique suavemente nos cabelos desde a raiz até a ponta. Massageie ligeiramente o couro cabeludo para fortalecer as raízes do cabelo.
O uso do chá ajuda imensamente no controle da queda de cabelo porque fortalece também os folículos, aumentando a sua vida reprodutiva.
AlimentosAlimentos

Dieta para Colesterol LDL Alto – Alimentos e Dicas

Quando você tentou atacar a porção de batatas fritas, pediu o sanduíche com bacon ou escolheu no cardápio o fettucine à parisien...