domingo, 5 de junho de 2016

Água Com Gás Faz Mal ou Faz Bem?

Água com gás
ÁguaÁgua com gás é frequentemente citada como uma alternativa saudável aos refrigerantes, cheios de açúcar e aditivos, e à água mineral, considerada pouco apelativa por muitas pessoas.

De fato, ela é uma bebida livre de açúcar e de calorias e que também hidrata. Ainda assim, são abundantes os rumores de que a água com gás faz mal. Entre eles encontramos teorias sobre seus potenciais inconvenientes à saúde, incluindo a corrosão do esmalte dos dentes, a descalcificação dos ossos, a ocorrência de síndrome do intestino irritável, o aparecimento de celulite e o acúmulo de gases.
Já outros autores dizem que a água com gás faz bem porque ela é simplesmente água mineral com um pouco dióxido de carbono dissolvido. E trata-se de uma boa maneira de se manter hidratado, melhorar a indigestão e a prisão de ventre.
A seguir, vamos decifrar o que é exatamente e analisar se a água com gás faz mal ou bem ao nosso organismo.
O que é água com gás?
Água gaseificada ou carbonada é a água na qual foi dissolvido o gás dióxido de carbono (também chamado de gás carbônico ou CO2), com a finalidade de criar pequenas bolhas. É este gás que dá aos refrigerantes a sua efervescência quase irresistível.
As águas que brotam naturalmente gasosas são um atrativo milenar para as populações e são famosas tanto para ser tomadas quando para se banhar.
A água gaseificada artificialmente foi inventada pelo químico Joseph Priestley, em 1772.
Os rumores de que a água com gás faz mal provavelmente resultam de estudos publicados na década de 1990 que associavam o consumo dos refrigerantes sem cola a fraturas ósseas. Tais estudos foram repetidos subsequentemente e não houve confirmação da teoria de diminuição da densidade mineral dos ossos com o uso ocasional de bebidas carbonadas.
Quando a água com gás faz mal
Água
De acordo com a médica especialista em nutrição Melina Jampolis da CNN Saúde, “Pessoas com síndrome do intestino irritável podem experimentar inchaço e acúmulo de gases por causa do CO2 (gás carbônico)”.
Além disso, “deve-se evitar água gaseificada depois de treinar”, recomenda nutricionista Ruth Frechman, segundo ela, “A água com gás dá mais sensação de saciedade, o que leva a pessoa a tomar menos e não se reidratar adequadamente”.
Especialistas também alertam para eventuais misturas adicionadas à água com gás como aromatizantes e corantes artificiais.
Note que a água tônica é semelhante à água gaseificada simples, mas contém açúcar. Algumas águas gaseificadas aromatizadas têm adoçantes artificiais e sódio adicional. Leia sempre o rótulo antes de comprar água com gás!
O consumo excessivo de água com gás faz mal para o estômago ao causar alguns sintomas desagradáveis como arrotos, flatulência e distensão abdominal temporária. No entanto, são sintomas desconfortáveis, mas que não levam a males maiores à saúde.
No geral, a opção por água com gás ao invés de refrigerantes é muito mais saudável.
Água com gás faz mal durante os exercícios?
A água com gás pode ajudá-lo a manter a hidratação normal durante todo o dia, mas para os atletas que necessitam de mais líquidos para repor a água perdida através da transpiração excessiva, a água com gás pode não ser a melhor opção. As bolhas de gás que ela contém tendem a se expandir no estômago e dar uma sensação de saciedade. Quando isso acontece, o atleta acaba tomando menos água do que seu organismo precisa para se reidratar.
Água com gás causa celulite?
Alguns estudos recentes mostram que mais de 80% das mulheres admitem ter celulite, uma condição que ocorre quando as camadas de tecido entre as células tornam-se mais fibrosas, resultando em depósitos irregulares de gordura debaixo da pele em certas áreas do corpo.
Houve um tempo em que se acreditava que o gás carbônico encontrado na água gaseificada poderia causar celulite. No entanto, estudos já mostraram que esta é uma ideia falsa, porque não há nenhuma ligação comprovada sequer entre o consumo de refrigerantes e celulite.
Na verdade, são as toxinas do corpo que podem causar a formação de celulite e a melhor forma de diminuir a sua formação é tomar muitos líquidos. Por isso, especialistas recomendam tomar pelo menos oito copos de água por dia, com ou sem gás.
Adicione sabor natural à água com gás
Água
A água com gás faz bem para pessoas que querem experimentar a sensação das bolhas, mas evitar os refrigerantes. Para melhorar ainda mais o seu gosto, opte por alguns intensificadores de sabor naturais. Adicione, por exemplo, um pouco de suco de limão ou de lima à água gaseificada para que ela fique ainda mais refrescante.
Para tê-la um pouco mais doce, misture um pouco de suco de cramberry ou de laranja. Você também pode aromatizar a água gaseificada com fatias de laranja ou pepino ou raminhos de hortelã.
Agua com gás faz bem para quem quer comer menos
Ao tomar uma grande quantidade de água com gás você pode se sentir inchado, mas pesquisadores do Japão descobriram que esse efeito colateral pode ser colocado a serviço do emagrecimento.
Eles analisaram um grupo de mulheres que foram estimuladas a tomar bastante água com gás durante a noite e a continuar tomando lentamente ao longo do dia. Eles descobriram que a cada 250 ml de água ingerida, 900 ml de gás foi lançado no estômago e as mulheres se sentiam ligeiramente mais saciadas, mesmo as que não tinham comido.
Elas não se sentiam desconfortáveis, mas tinham menos fome e seu organismo permanecia hidratado. Assim, o consumo de água com gás tem sido sugerido como uma forma de evitar excessos alimentares e ajudar a perder peso.
Água com gás faz bem porque hidrata
A água não chega a ser um nutriente, mas é essencial para uma boa saúde. Ela nos mantém hidratados e é necessária para levar nutrientes por todo o corpo, nos mantendo satisfeitos entre as refeições e reduzindo a retenção de toxinas.
“A maioria das pessoas não toma a quantidade de água suficiente”, afirma a nutricionista Sheila Tucker, do Boston College. Segundo ela, a quantidade de água que uma pessoa precisa tomar por dia depende da sua idade, sexo, escolhas alimentares, atividades físicas que ela pratica e suas condições gerais de saúde. Em geral, deve-se tomar 1 litro de água para cada 22 quilos de peso corporal, ou seja, 3 litros por dia para uma pessoa de 66 quilos.
Adicionar água gaseificada à rotina diária pode ajudar a alcançar esta meta e manter o organismo adequadamente hidratado.
Água com gás faz bem porque melhora a indigestão
Se você estiver sentindo um pouco de dor de estômago depois de comer, tomar um copo de água com gás pode ajudar, de acordo com um estudo publicado em 2002 no European Journal of Gastroenterology and Hepatology, uma revista de gastroenterologia europeia.
A indigestão, também conhecida como dispepsia, é um termo usado para descrever uma variedade de sintomas que ocorrem na região abdominal superior e podem incluir inchaço, náuseas, vómitos ou dor depois de comer.
Água
Os pesquisadores do estudo não explicam exatamente como a água com gás age no estômago aliviando estes sintomas, mas todos os pacientes testados descreveram melhorar os efeitos da indigestão após o seu consumo.
Água com gás faz mal para os dentes?
Em 2001, um estudo analisou sete marcas diferentes de água mineral, despejando cada uma sobre dentes extraídos para ver o que acontecia. Eles descobriram que as águas tinham um pH entre 5 e 6, ou seja não eram tão ácidas como alguns refrigerantes de cola, que podem chegar a 2,5. Em outras palavras, concluiu-se que a água com gás é um ácido fraco.
E quando analisaram o potencial erosivo do ácido fraco sobre os dentes, o efeito foi 100 vezes menor que o de alguns outros tipos de bebidas gasosas. Embora saibamos que boca é um ambiente diferente de um frasco de laboratório onde os experimentos são feitos, até agora não há evidências de danos causados pela água com gás sobre o esmalte dos dentes, assim como também não há fortes indícios de que a água com gás faz mal para os ossos, estômago ou intestino.
Como manter a água com gás saudável
Ao comprar água com gás, tente optar pelas marcas que envasam água naturalmente gasosa, ou seja, a que já brota com dióxido de carbono direto da fonte. Além disso, leia a lista de ingredientes e mantenha um olhar atento para aditivos como sódio e açúcar, porque são eles que trazem consequências negativas aos dentes e à saúde do seu organismo.
Esteja ciente de que as bebidas chamadas de Soda contêm sódio, de que a água tônica contém adoçantes e sabores e as marcas de água com gás com sabor podem ter adição de ácido cítrico e adoçante, juntamente com a cafeína e sódio.
Para manter a água com gás saudável, mas ganhar um pouco mais de sabor, experimente adicionar combinações de frutas frescas, ervas, pepino, e mel.
ÁguaÁgua


Dieta para Colesterol LDL Alto – Alimentos e Dicas

Quando você tentou atacar a porção de batatas fritas, pediu o sanduíche com bacon ou escolheu no cardápio o fettucine à parisien...