Programa português de telemedicina arranca em 2014 nos PALOP

Foto de arquivo (foto AP)

O Instituto Marquês de Vale Flor (IMVF) apresentou, esta sexta-feira, um novo programa de telemedicina entre Portugal e os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP), que deverá avançar em 2014.

«É o primeiro passo de uma rede de telemedicina ligando os países lusófonos a Portugal, ligando-os no seu todo, permitindo uma multilateralidade de consultas do ponto de vista técnico e da planificação de política de saúde que de outra forma não seria possível», disse o secretário de Estado português da Saúde, Fernando Leal da Costa, presente na inauguração, em Lisboa.

O novo programa será uma atualização do atual projeto de telemedicina existente há dois anos entre Portugal e São Tomé e Príncipe, está feito em português e é compatível com todos os equipamentos, sendo acessível através da internet.

Segundo o presidente do IMVF, Paulo Telles de Freitas, o hospital da Cidade da Praia, em Cabo Verde, e o hospital de Luanda, em Angola, já se mostraram interessados em iniciar um programa de telemedicina como o já existente em São Tomé e Príncipe.

O ministro da Saúde são-tomense, presente na cerimónia desde o Hospital Central Ayres de Menezes, em São Tomé, através da plataforma de telemedicina, prevê que o programa possa reduzir em 80 por centro as despesas do Estado com a transferência de doentes para Portugal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas