As Maravilhas de Portugal no Mundo


As Maravilhas de Portugal no Mundo - Fortalezas de Jalali e Marini, Omã  




O Forte de Al-Jalali (primitivamente Forte de São João) localiza-se em Mascate, capital do Sultanato de Omã.

Considerado uma das melhores atrações histórico-turísticas de Omã, ergue-se em posição dominante sobre a baía de Mascate, e tinha como função a defesa daquele porto e cidade comercial. Juntamente com o Forte de Al-Mirani, que lhe é fronteiro em outra escarpa rochosa, os chamados "fortes gêmeos" serviram como baluartes contra as armadas invasoras, cooperando com o Forte de Matrah e uma série de torres de vigia tornavam Mascate praticamente inexpugnável.

Mascate integrou o Império Português entre 1507 e 1650.

Em 1551 o almirante otomano e cartógrafo Piri Reis capturou Mascate aos portugueses, mas acabou por abandoná-la.

No ano seguinte (1552), sob o comando do capitão João de Lisboa, o forte foi reparado e modernizado. Foi profundamente alterado ou mesmo reconstruído, por determinação do vice-rei do Estado Português na Índia, D. Duarte de Meneses, em 1588. Anos mais tarde, D. Jerónimo de Mascarenhas principiou um baluarte, num penedo elevado fronteiro à cidade. Assim que a informação de suas obras chegou à Corte em Lisboa, o soberano determinou que o mesmo fosse reforçado e dotado de artilharia correspondente, conforme Cartas-Régias datadas de 1597 e 1598.

Posteriormente, após a queda do Forte de Nossa Senhora da Conceição de Ormuz diante dos Persas e seus aliados Ingleses (3 de maio de 1622), a sua guarnição e a população portuguesa - cerca de 2.000 pessoas - foram enviadas para Mascate, que daí em diante passou a concentrar os interesses portugueses na região.

A fortificação de Mascate sofreu várias campanhas de modernização e reforço após a conquista pelos portugueses no início do século XVI.

Os primitivos fortes portugueses foram erguidos sobre os alicerces de fortificações islâmicas mais antigas, e constituíam-se em pequenas estruturas de campanha artilhadas, destinadas à defesa do ancoradouro e da cidade, diante das constantes ameaças da frota persa. O embrião do atual forte estaria erguido por volta de 1588. Por volta da segunda metade do século XVI, novas fortificações e torres foram adicionadas ao conjunto.

Após a captura da cidade pelas forças de Omã (1650), o forte de Al-Jalali foi gradualmente reconstruído e reforçado, até alcançar a sua forma actual.

Em nossos dias, após a subida do Sultão Qaboos bin Said Al Said ao poder, teve lugar uma extensa campanha de restauração tendo sido requalificado como um museu histórico, e visitado por membros da realeza, chefes de Estado e dignatários estrangeiros. Entre outros elementos, algumas inscrições em língua portuguesa, atestam a presença portuguesa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas