Principais Dicas do Dr. Pierre Dukan Para Emagrecer

Principais Dicas do Dr. Pierre Dukan Para Emagrecer

Principais Dicas do Dr. Pierre Dukan Para EmagrecerPrincipais Dicas do Dr. Pierre Dukan Para Emagrecer: Você certamente já deve ter ouvido falar do Dr. Pierre Dukan. Esse médico francês é o responsável pela criação do método de emagrecimento que leva o seu nome, a Dieta Dukan, conhecida por priorizar o alto consumo de proteínas em detrimento de outros nutrientes na alimentação.


Vamos conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Dr. Pierre Dukan ao descobrir quais são as suas principais dicas para emagrecer. Confira a seguir:

1. Comer berinjela


Uma recomendação do Dr. Pierre Dukan é incluir a berinjela nas refeições. E não é para menos: o alimento é pobre em calorias – são apenas 25 calorias encontradas a cada 100 g – e rico em nutrientes como cálcio, magnésio, ferro, potássio, vitamina C e fibras, que promovem a sensação de saciedade e ajudam a diminuir o apetite.

2. Cortar algumas frutas da alimentação


Quando pensamos em alimentação saudável, é comum que façamos uma associação às frutas, mas na visão de Dukan nem todas auxiliam à eliminação do excesso de peso e algumas devem desaparecer da dieta.


 Uma delas é a banana e a razão apresentada para isso é que ele possui muito açúcar e poucas vitaminas e micronutrientes. As uvas também devem ser deixadas de lado devido ao seu alto teor de açúcar, assim como acontece com as cerejas. Outra fruta que não é indicada pelo médico é o figo.


3. Utilizar vinagre de cidra da maçã 


Segundo o Dr. Pierre Dukan, estudos científicos já mostraram que o vinagre de cidra da maçã auxilia a perda de peso. Assim, sua indicação é ingerir duas colheres de sopa. O ideal é consumir antes de uma refeição, para a auxiliar na quebra de proteínas e gorduras dos alimentos.

Entretanto, fica uma ressalva: por conta da acidez, a quantidade recomendada do ingrediente para cada pessoa pode diminuir. Além disso, quem possui estômago sensível ou histórico de úlceras não deve usar o vinagre.

4. Bebida termogênica 


Outra dica do Dr. Pierre Dukan para emagrecer é uma bebida termogênica, um chá que promove a aceleração do metabolismo e torna o processo de perda de gorduras mais eficiente. 

Ela é feita à base de pimenta vermelha e recebe o nome de Green-Cayenne. A indicação do médico é que a pessoa tome cinco copos de 200 ml diariamente da bebida, na temperatura mais gelada possível.
Confira como preparar a receita a seguir:
Ingredientes: 
  • 1 litro de água;
  • 20 g de folhas do chá de sua preferência;
  • 2 pitadas de pimenta cayenne (da mesma variedade da malagueta e da tabasco, capsicum frutescens);
  • Suco de 1 limão;
  • 4 sachês de adoçante.
Modo de preparo:
  1. Preparar o chá por infusão;
  2. Misturar a bebida com o limão, a pimenta e o adoçante. Passar para uma jarra e levar à geladeira.

5. O segredo da faca


Para o médico, até a maneira pela qual os alimentos são cortados pode contribuir com o emagrecimento. Por isso, um dos segredos revelados em seu site é arranjar uma faca bem afiada, escrever o seu nome nela e utilizá-la para cortar a carne da maneira mais fina que puder.

É que quanto mais fina ela for, mais os seus sabores serão desenvolvidos, absorvidos pela sua saliva e mais gostoso o alimento será na sua boca. E onde isso pode ajudar a perder peso? Ora, não é bem melhor seguir uma dieta com refeições saborosas do que comer o que o método manda por obrigação e depois ficar com vontade de ter um gostinho bom na boca?

6. Movimentar-se


Não basta cuidar da alimentação, também é importante praticar algum tipo de atividade física enquanto faz uma dieta para emagrecer. Isso porque enquanto uma pessoa está de dieta, o seu organismo entra em um modo de economia de energia. Para alguém que é sedentário, isso significa queimar pouquíssimas calorias.

Por outro lado, o Dr. Pierre Dukan explica que simplesmente fazer caminhadas diárias de 20 minutos já ajuda a acelerar o metabolismo e melhorar processo de gasto de calorias.

7. Construir músculos


Fazer exercícios que trabalhem e incentivem a construção muscular também ajuda a perder peso. Um treino muscular que exige a resistência máxima gasta uma boa quantidade de calorias, não apenas durante a malhação, mas também depois de seu término.

Isso significa que quanto mais os seus músculos forem trabalhados, mais calorias você conseguirá queimar.

8. Aprender a amar a malhação


Nem todo mundo gosta de malhar e algumas pessoas enxergam a atividade física como uma punição ou tormento. Para o Dr. Pierre Dukan a solução para mudar essa situação é buscar modificar o pensamento em relação aos exercícios.

Em vez de imaginar o treino como um castigo, o jeito é pensar nele como um presente, uma oportunidade de se manter ativo. Outra tática é aproveitar cada chance que tiver para se exercitar e se lembrar que ser uma pessoa inativa é fator de risco para o aumento do peso.

9. Reduzir a retenção de líquido


A retenção de líquido, que causa aquela sensação de inchaço no corpo, não é amiga da perda de peso, já que atrapalha a eliminação de resíduos desnecessários ao organismo e deixa o emagrecimento mais lento.

Para o Dr. Pierre Dukan, há a opção de usar remédios diuréticos para resolver o problema, mas isso deve ser checado com um médico de confiança antes. Outra saída é utilizar meias elásticas de compressão, que trarão suporte às pernas e melhorarão a circulação.

Com isso, a circulação voltará mais rápido ao coração e passará com maior frequência pelos filtros dos rins. De acordo com o médico, essa tática ajudará a afinar as pernas e reduzir o peso corporal.

10. Privilegiar a ingestão de proteínas


Um item que não poderia faltar na nossa lista é a alta ingestão de proteínas na alimentação. Para o Dr. Pierre Dukan, é importante comer altas quantidades deste nutriente porque o organismo demora mais para processá-lo, o que mantém o estômago cheio por mais tempo e ajuda a controlar o apetite.

Além disso, como a quebra das proteínas é mais trabalhosa, ela também faz com que o corpo gaste mais calorias. Por exemplo, a cada 100 calorias de proteínas, são usadas 30 para processá-la. Já a cada 100 calorias de gorduras, somente 12 são utilizadas, e a cada 100 calorias de carboidratos apenas sete são gastas.

11. Cortar carboidratos e gorduras


Segundo a teoria do médico, é necessário limitar a ingestão de carboidratos para reduzir a produção do hormônio insulina. Este hormônio é responsável por enviar a mensagem que a gordura deve ser armazenada no corpo.

Já a gordura deve ser reduzida por ser pouco eficiente na redução do apetite e possuir uma quantidade alta de calorias por grama: enquanto as proteínas trazem quatro calorias por grama, as gorduras apresentam nove calorias na mesma proporção.

Médico foi proibido de praticar a medicina em seu próprio país 


Por mais que seja conhecido mundialmente e sua dieta tenha sido adotada por famosas como a Duquesa de Cambridge Kate Middleton e a cantora e atriz americana Jennifer Lopez, o Dr. Pierre Dukan foi proibido de praticar a medicina na França, seu país de origem, pelo órgão nacional de medicina daquele país.

O médico foi acusado de utilizar a sua dieta para obter lucros e a Agência Francesa para a Segurança Alimentar afirmou que o programa de emagrecimento de Pierre Dukan traz problemas como insuficiência renal e riscos à saúde cardiovascular.

Na Espanha, no ano de 2011, a Associação Espanhola de Dietistas-Nutricionistas classificou o método como uma fraude. Já a Associação Britânica de Dietistas cita a Dukan em uma lista de “cinco dietas de famosos a serem evitadas”.

Para se defender, o Dr. Pierre Dukan afirma que os seus colegas de profissão preferem manter a medicina atrasada no que se refere ao emagrecimento.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades