Principais Dicas do Dr. Pierre Dukan Para Emagrecer
Principais Dicas do Dr. Pierre Dukan Para Emagrecer: Você certamente já deve ter ouvido falar do Dr. Pierre Dukan. Esse médico francês é o responsável pela criação do método de emagrecimento que leva o seu nome, a Dieta Dukan, conhecida por priorizar o alto consumo de proteínas em detrimento de outros nutrientes na alimentação.
Vamos conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Dr. Pierre Dukan ao descobrir quais são as suas principais dicas para emagrecer. Confira a seguir:
1. Comer berinjela
Uma recomendação do Dr. Pierre Dukan é incluir a berinjela nas refeições. E não é para menos: o alimento é pobre em calorias – são apenas 25 calorias encontradas a cada 100 g – e rico em nutrientes como cálcio, magnésio, ferro, potássio, vitamina C e fibras, que promovem a sensação de saciedade e ajudam a diminuir o apetite.
2. Cortar algumas frutas da alimentação
Quando pensamos em alimentação saudável, é comum que façamos uma associação às frutas, mas na visão de Dukan nem todas auxiliam à eliminação do excesso de peso e algumas devem desaparecer da dieta.
Uma delas é a banana e a razão apresentada para isso é que ele possui muito açúcar e poucas vitaminas e micronutrientes. As uvas também devem ser deixadas de lado devido ao seu alto teor de açúcar, assim como acontece com as cerejas. Outra fruta que não é indicada pelo médico é o figo.
3. Utilizar vinagre de cidra da maçã
Segundo o Dr. Pierre Dukan, estudos científicos já mostraram que o vinagre de cidra da maçã auxilia a perda de peso. Assim, sua indicação é ingerir duas colheres de sopa. O ideal é consumir antes de uma refeição, para a auxiliar na quebra de proteínas e gorduras dos alimentos.
Entretanto, fica uma ressalva: por conta da acidez, a quantidade recomendada do ingrediente para cada pessoa pode diminuir. Além disso, quem possui estômago sensível ou histórico de úlceras não deve usar o vinagre.
4. Bebida termogênica
Outra dica do Dr. Pierre Dukan para emagrecer é uma bebida termogênica, um chá que promove a aceleração do metabolismo e torna o processo de perda de gorduras mais eficiente.
Ela é feita à base de pimenta vermelha e recebe o nome de Green-Cayenne. A indicação do médico é que a pessoa tome cinco copos de 200 ml diariamente da bebida, na temperatura mais gelada possível.
Confira como preparar a receita a seguir:
Ingredientes:
- 1 litro de água;
- 20 g de folhas do chá de sua preferência;
- 2 pitadas de pimenta cayenne (da mesma variedade da malagueta e da tabasco, capsicum frutescens);
- Suco de 1 limão;
- 4 sachês de adoçante.
Modo de preparo:
- Preparar o chá por infusão;
- Misturar a bebida com o limão, a pimenta e o adoçante. Passar para uma jarra e levar à geladeira.
5. O segredo da faca
Para o médico, até a maneira pela qual os alimentos são cortados pode contribuir com o emagrecimento. Por isso, um dos segredos revelados em seu site é arranjar uma faca bem afiada, escrever o seu nome nela e utilizá-la para cortar a carne da maneira mais fina que puder.
É que quanto mais fina ela for, mais os seus sabores serão desenvolvidos, absorvidos pela sua saliva e mais gostoso o alimento será na sua boca. E onde isso pode ajudar a perder peso? Ora, não é bem melhor seguir uma dieta com refeições saborosas do que comer o que o método manda por obrigação e depois ficar com vontade de ter um gostinho bom na boca?
6. Movimentar-se
Não basta cuidar da alimentação, também é importante praticar algum tipo de atividade física enquanto faz uma dieta para emagrecer. Isso porque enquanto uma pessoa está de dieta, o seu organismo entra em um modo de economia de energia. Para alguém que é sedentário, isso significa queimar pouquíssimas calorias.
Por outro lado, o Dr. Pierre Dukan explica que simplesmente fazer caminhadas diárias de 20 minutos já ajuda a acelerar o metabolismo e melhorar processo de gasto de calorias.
7. Construir músculos
Fazer exercícios que trabalhem e incentivem a construção muscular também ajuda a perder peso. Um treino muscular que exige a resistência máxima gasta uma boa quantidade de calorias, não apenas durante a malhação, mas também depois de seu término.
Isso significa que quanto mais os seus músculos forem trabalhados, mais calorias você conseguirá queimar.
8. Aprender a amar a malhação
Nem todo mundo gosta de malhar e algumas pessoas enxergam a atividade física como uma punição ou tormento. Para o Dr. Pierre Dukan a solução para mudar essa situação é buscar modificar o pensamento em relação aos exercícios.
Em vez de imaginar o treino como um castigo, o jeito é pensar nele como um presente, uma oportunidade de se manter ativo. Outra tática é aproveitar cada chance que tiver para se exercitar e se lembrar que ser uma pessoa inativa é fator de risco para o aumento do peso.
9. Reduzir a retenção de líquido
A retenção de líquido, que causa aquela sensação de inchaço no corpo, não é amiga da perda de peso, já que atrapalha a eliminação de resíduos desnecessários ao organismo e deixa o emagrecimento mais lento.
Para o Dr. Pierre Dukan, há a opção de usar remédios diuréticos para resolver o problema, mas isso deve ser checado com um médico de confiança antes. Outra saída é utilizar meias elásticas de compressão, que trarão suporte às pernas e melhorarão a circulação.
Com isso, a circulação voltará mais rápido ao coração e passará com maior frequência pelos filtros dos rins. De acordo com o médico, essa tática ajudará a afinar as pernas e reduzir o peso corporal.
10. Privilegiar a ingestão de proteínas
Um item que não poderia faltar na nossa lista é a alta ingestão de proteínas na alimentação. Para o Dr. Pierre Dukan, é importante comer altas quantidades deste nutriente porque o organismo demora mais para processá-lo, o que mantém o estômago cheio por mais tempo e ajuda a controlar o apetite.
Além disso, como a quebra das proteínas é mais trabalhosa, ela também faz com que o corpo gaste mais calorias. Por exemplo, a cada 100 calorias de proteínas, são usadas 30 para processá-la. Já a cada 100 calorias de gorduras, somente 12 são utilizadas, e a cada 100 calorias de carboidratos apenas sete são gastas.
11. Cortar carboidratos e gorduras
Segundo a teoria do médico, é necessário limitar a ingestão de carboidratos para reduzir a produção do hormônio insulina. Este hormônio é responsável por enviar a mensagem que a gordura deve ser armazenada no corpo.
Já a gordura deve ser reduzida por ser pouco eficiente na redução do apetite e possuir uma quantidade alta de calorias por grama: enquanto as proteínas trazem quatro calorias por grama, as gorduras apresentam nove calorias na mesma proporção.
Médico foi proibido de praticar a medicina em seu próprio país
Por mais que seja conhecido mundialmente e sua dieta tenha sido adotada por famosas como a Duquesa de Cambridge Kate Middleton e a cantora e atriz americana Jennifer Lopez, o Dr. Pierre Dukan foi proibido de praticar a medicina na França, seu país de origem, pelo órgão nacional de medicina daquele país.
O médico foi acusado de utilizar a sua dieta para obter lucros e a Agência Francesa para a Segurança Alimentar afirmou que o programa de emagrecimento de Pierre Dukan traz problemas como insuficiência renal e riscos à saúde cardiovascular.
Na Espanha, no ano de 2011, a Associação Espanhola de Dietistas-Nutricionistas classificou o método como uma fraude. Já a Associação Britânica de Dietistas cita a Dukan em uma lista de “cinco dietas de famosos a serem evitadas”.
Para se defender, o Dr. Pierre Dukan afirma que os seus colegas de profissão preferem manter a medicina atrasada no que se refere ao emagrecimento.
Comentários
Enviar um comentário