segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Alimentação e Saúde – Mudanças Simples Para Grandes Resultados

Alimentação e Saúde

Alimentação e SaúdeAlimentação e Saúde: Mudar os hábitos alimentares pode parecer muito difícil às vezes. Você tem a impressão de que da noite para o dia vai ter que deixar de lado todas as suas comidas favoritas e passar a se alimentar só de filé de frango, legumes e produtos light.


Embora um estilo de vida saudável deva conter sim boas quantidades de alimentos frescos e uma quantidade moderada de exercícios físicos, não é preciso fazer mudanças drásticas ou então se tornar um atleta para começar a ver resultados positivos.

Veja dicas simples de alimentação e saúde que podem fazer você se sentir bem em pouco tempo e sem grandes esforços.

Tomar café da manhã


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Com a rotina estressante e o trânsito cada vez maior nas cidades, não é raro as pessoas pularem o café da manhã em casa e deixarem para comer alguma coisa somente horas depois.

Cada vez mais as pesquisas reforçam a ideia de que ignorar o café da manhã pode não ser uma boa opção para quem precisa manter ou perder peso. Ficar longas horas sem se alimentar aumenta a vontade de comer alimentos mais calóricos ao longo do dia, como açúcares e gorduras.

E por sua vez, esses alimentos não só podem impedir suas pazes com a balança como podem causar problemas para a saúde, como colesterol elevado, diabetes e obesidade.

Beber mais água


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Nada é mais importante para a alimentação e saúde do que beber água. Praticamente todos os processos químicos que ocorrem no nosso corpo e que nos mantêm vivos dependem de água para acontecer. A falta de água causa diversos problemas ao organismo, que vão desde a prisão de ventre até o envelhecimento precoce da pele.

A água é também fundamental para quem precisa eliminar uns quilinhos. Além de aumentar a saciedade, ela colabora para melhorar o funcionamento intestinal e eliminar toxinas, que causam inflamações e levam ao sobrepeso.

Uma maneira simples de beber mais água é comprar um squeeze e andar com ele o dia todo. Outra dica é acrescentar folhinhas de hortelã ou raspas de gengibre para aromatizar sua água. Acrescentar algumas gotas de limão pode ser benéfico para quem está com sobrepeso, já que o limão ajuda a desintoxicar o fígado e metabolizar gordura.

Beba de 1,5 a 2,5 litros de água todos os dias, e de preferência mineral e sem gás. Nos dias mais quentes ou em que você treinou intensamente, aumente seu consumo. E não vale substituir por energético ou refrigerante diet.

Comer aveia


Apenas duas colheres de sopa de farelo de aveia no café da manhã podem colaborar para uma melhor alimentação e saúde. A aveia é rica em fibras solúveis e insolúveis, que não são digeridas pelo organismo e promovem um melhor funcionamento do intestino.

A aveia é uma grande aliada do coração, pois possui uma fibra chamada beta-glucana, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e a reduzir a pressão sanguínea. O consumo regular desse cereal também ajuda a diminuir a quantidade de gordura e açúcar absorvidos no intestino, colaborando para a perda de peso.

Outro motivo para incluir a aveia na sua alimentação: ela contém boas quantidades de antioxidantes, que são substâncias ligadas à prevenção do envelhecimento precoce e de diversas doenças, entre elas o câncer.

Reservar metade do prato para as verduras


Além de todos os benefícios dos legumes e verduras para a alimentação e saúde, ao deixar metade do prato para os vegetais você diminuirá seu consumo de alimentos mais pesados e calóricos, como carnes, gorduras e massas.

O consumo regular de alimentos naturais também está associado a um menor risco de inúmeras doenças, entre elas a obesidade, o câncer e doenças cardíacas.

Comer em um prato menor também ajudará você a consumir menos alimento sem perceber. Segundo alguns pesquisadores, uma simples troca para um prato pequeno pode fazer você comer até 30% a menos.

Caminhar logo após as refeições


Se você ainda não faz nenhuma atividade física, comece pela caminhada. De baixo impacto, esse exercício simples pode contribuir para sua saúde como nenhum outro. Ela fortalece o coração e colabora para o fortalecimento dos ossos, evitando o aparecimento da osteoporose.

E que a caminhada emagrece você provavelmente já sabe, mas saiba também que o horário do exercício interfere. Um estudo feito por pesquisadores japoneses demonstrou que caminhar logo após o almoço emagrece mais do que andar em outros horários.

Colocar sal na sua… sobremesa!


Sim, você deve consumir menos sódio, mas somente um pouquinho de sal na sua sobremesa pode acabar sendo benéfico para sua alimentação e saúde. Uma pitada de sal ajuda a realçar o sabor da sobremesa, deixando-a mais doce e permitindo que você se sinta saciado com uma quantidade menor.

Tomar suco verde


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Um copo de suco verde todos os dias pode melhorar seu humor, seu sistema imunológico e também contribuir para a perda de peso. O suco detox melhora as funções do fígado, permitindo que ele faça seu trabalho mais eficientemente e ajude a queimar gorduras.

Outro benefício do suco verde é que as verduras escuras são ricas em fibras e antioxidantes, que colaboram para eliminar as toxinas e previnem doenças.

Trocar o pão branco pelo integral


Difícil achar quem não goste de um pãozinho quente ou torrada logo pela manhã. Não, você não precisa cortar os carboidratos da alimentação, mas deve trocá-los pela versão integral. Praticamente todos os nutrientes foram retirados da farinha branca, restando apenas um carboidrato simples e que tem a capacidade de alterar a taxa de açúcar no sangue, causando aumento do apetite e podendo levar à diabetes.

O mesmo vale para o arroz e para as massas em geral. Os alimentos integrais possuem mais fibras e nutrientes que os carboidratos refinados, e contribuem não somente para a sua saúde como também para a sua silhueta.

Mastigar mais


Essa é uma das mudanças mais simples que você pode fazer nos seus hábitos: colocar o garfo no prato e mastigar por mais tempo. O cérebro necessita de um tempo para receber o sinal de que você está saciado, e se você comer rápido demais, esse resultado vai demorar a chegar e você continuará comendo.

Segundo uma pesquisa divulgada por cientistas chineses, mastigar o alimento 40 vezes (nossa média é de 15 vezes) pode ajudar você a comer até 12% a menos. Você deve estar pensando que 12% não é nada, mas dependendo da quantidade que você come regularmente, esse número pode significar uma perda de peso de até 10 quilos em apenas 12 meses.

E mesmo que você disponha de pouco tempo para sua refeição, respire fundo e mastigue com calma, pois além de comer menos você também ficará mais relaxado. Lembre-se de se desligar de todas as distrações e concentrar-se somente na sua alimentação e saúde, evitando também ler e ver televisão enquanto come.

Trocar a sobremesa por uma fruta


Quanto bater aquela incontrolável vontade de comer doces, opte por uma fruta. Além de saciar a vontade pelo sabor adocicado, ela ainda oferece fibras e nutrientes importantes para sua alimentação e saúde.

Mas naqueles casos em que você realmente quer um doce e não tem jeito, siga essa dica simples: pegue um pedacinho de chocolate amargo, cheire e olhe para ele por um minuto. Só então se permita uma pequena mordida, que deverá ser seguida por outra somente após você ter mastigado bastante e se perguntado se realmente quer comer mais ou se a vontade já passou.

Isso dará tempo para o cérebro receber o sinal do sabor doce e para você se conscientizar de que talvez a vontade já tenha passado.

Fracionar as refeições


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Troque um almoço e um jantar pesado por refeições menores ao longo dia. O objetivo é comer a cada 3 horas, para não causar perda de massa muscular e também para manter o metabolismo em alta.

Uma alimentação saudável deve ser composta por café da manhã, almoço, jantar e lanche da manhã e da tarde. Apenas tome cuidado para não começar a comer a mais: você deve diminuir as principais refeições, e não continuar comendo como antes e simplesmente acrescentar dois lanches.

Comer de tudo um pouco


Como assim, comer de tudo não engorda e faz mal à saúde? O segredo para tudo está na palavra equilíbrio, na verdade. Privar-se de alguns alimentos só aumentará a vontade de devorá-los mais tarde. É claro que isso não significa que você deve comer batata frita todos os dias, mas o simples fato de você se permitir comer de tudo com moderação automaticamente mudará sua relação com os alimentos.

Nós estamos sendo constantemente bombardeados por novas dietas, e é raro encontrar hoje em dia quem não tenha acabado de (não) fazer ou esteja fazendo uma. O que geralmente acontece é que a pessoa entra em dieta, corta a maioria dos alimentos, e não consegue mudar seus hábitos. 

Então, a vontade de comer os alimentos proibidos logo aparece e a pessoa abandona outra vez a dieta. E engorda tudo de novo. E, pior do que engordar, são os riscos às saúdes que o efeito sanfona pode trazer.

Comece a fazer aos poucos pequenas mudanças nos seus hábitos alimentares, de maneira a incluir mais alimentos naturais e com boas fontes de proteína e gordura, como peixes, carnes magras e azeite.

Essa é uma pequena mudança que trará talvez o melhor resultado para seu objetivo, pois ao fazer uma dieta equilibrada e sem privações, você não avisa ao seu cérebro que está proibido de comer certos alimentos, ficando então mais fácil de não ter vontade de devorá-los.

 

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