Benefícios da Ameixa – Para Que Serve e Propriedades

Benefícios da Ameixa
Benefícios da Ameixa 
Benefícios da ameixa são maiores do que as pessoas tem conhecimento. Normalmente conhecida apenas pelas propriedades laxativas, a ameixa possui uma grande variedade de nutrientes. 

Estudos têm demonstrado a versatilidade dessa fruta que pode ser uma grande aliada da saúde, perda de peso e defesa contra diversas doenças.

O que é ameixa e para que serve?


A ameixa é uma fruta com caroço da família do pêssego, nectarina e damasco, que é originária de diversos países, sendo conhecida no mundo todo. 

Existem mais de 2000 variedades de ameixas, com cores que variam do roxo intenso até o vermelho, o amarelo e até mesmo o verde.

Com sabor doce e ligeiramente azedo, pode ser consumida fresca ou na versão desidratada (ameixa seca), sendo uma excelente opção para o café-da-manhã ou os lanches entre as refeições.

Rica em nutrientes como vitaminas, minerais e fibras, a ameixa é uma opção extremamente saudável para ajudar a manter a dieta em dia e evitar o consumo das opções industrializadas, muito práticas, porém nada saudáveis.

Propriedades da ameixa


 Essa fruta suculenta apresenta baixa caloria, uma unidade de ameixa fresca (5,5 cm de diâmetro), tem apenas 30 calorias e não contém gorduras e colesterol praticamente.
É rica em vitaminas como a vitamina C, A , K e complexo B, fibras solúveis e insolúveis, potássio, cobre, ferro, cálcio e magnésio. Apresenta também fitonutrientes com alto poder antioxidante.

– Informações nutricionais por unidade:


  • Energia: 30 calorias
  • Carboidratos: 7,5 g
  • Proteínas: 0,5 g
  • Gorduras: 0,2 g
  • Fibras: 0,9 g
  • Colesterol: 0 g
8 Maiores benefícios da ameixa – Para que serve e Propriedades
Entenda os benefícios da ameixa para sua saúde e porque você deve incluí-la na sua alimentação:

1) Ajuda a emagrecer


Apesar de o consumo de frutas ser visto com cautela por nutricionistas e por quem deseja emagrecer devido às altas concentrações de açúcar, a ameixa pode ser uma aliada na perda de peso. Isto porque ela é rica em fibras, uma porção de 100g da fruta fresca, possui aproximadamente 2,4g de fibras alimentares. As fibras exercem um papel importante no trânsito gastrointestinal e na saciedade.

Elas aumentam o tempo que o alimento permanece no estômago e absorvem água, aumentando o volume do bolo alimentar. Assim, induzem uma sensação de saciedade por mais tempo, diminuindo a fome e com isso a ingestão de mais calorias.

Um estudo da Universidade de Liverpool demonstrou o efeito do consumo diário de ameixa como auxiliar na perda de peso. Cem homens e mulheres obesos ou com sobrepeso que não tinham o hábito de consumir fibras na sua dieta, foram divididos em dois grupos, um deles consumiu ameixa diariamente (mulheres 140g e homens 171g) e o outro apenas seguiu uma dieta saudável tradicional.

Observou-se uma perda de peso e redução da circunferência abdominal no grupo que consumiu ameixas de, em média, 2,0kg e 2,5cm. Valores superiores aos que foram observados no segundo grupo, que perdeu 1,5kg e 1,7cm respectivamente. O efeito foi atribuído à propriedade da ameixa de aumentar a saciedade devido às fibras.

2) Ajuda na manutenção e ganho de massa muscular


As ameixas são ricas em potássio, um mineral essencial que, em conjunto com o sódio, participa da transmissão dos impulsos nervosos e contração dos músculos. Como já bastante conhecido, a falta de potássio pode inclusive levar a câimbras e fadiga muscular.

Desta forma, a ameixa é um excelente alimento para quem pratica atividades físicas, auxiliando na manutenção e ganho de massa magra, uma vez que ajuda a manter os níveis de potássio adequados para o bom funcionamento muscular. 

Ela também ajuda na manutenção dos níveis de glicogênio, fonte de energia fundamental para a contração muscular, além de beneficiar o equilíbrio eletrolítico como um todo, o que é fundamental para todas as funções vitais do organismo.

3) Ajuda a manter níveis adequados de glicose no sangue


A ameixa ajuda a controlar a glicemia por apresentar um baixo índice glicêmico, que é a velocidade com que os carboidratos de determinado alimento são absorvidos e disponibilizados no sangue na forma de glicose.

Elevados índices de glicemia estão associados ao desenvolvimento de diabetes tipo 2 e outras doenças metabólicas, além de serem inimigos e um dos maiores desafios de quem quer perder gordura e manter ou ganhar massa magra. A glicose na corrente circulatória estimula a secreção de insulina, um hormônio anabólico que favorece o acúmulo dessa glicose na forma de gordura. Quanto mais glicose, mais insulina e maior o depósito na forma de lipídeos.

Além disso, o consumo da ameixa com outros alimentos reduz o índice glicêmico da refeição como um todo, o que é extremamente benéfico.

4) Protege contra o envelhecimento precoce, câncer e doenças do coração


As ameixas são ricas em compostos antioxidantes como os flavonóides polifenólicos e vitamina C.

Os antioxidantes agem no organismo eliminando radicais livres e espécies reativas de oxigênio, que são extremamente danosos, causando envelhecimento precoce e favorecendo doenças do coração, aterosclerose, câncer entre outras.

Na aterosclerose por exemplo, os radicais livres favorecem a oxidação e aumento das placas nas paredes dos vasos sanguíneos, o que pode levar a diminuição do seu calibre e até entupimento de veias e artérias, causando isquemias, enfartos, AVCs, etc.

5) Reduz o colesterol


As fibras insolúveis presentes na ameixa são metabolizadas pelas bactérias do intestino grosso, produzindo ácidos graxos de cadeia curta, entre eles o ácido propiônico, que tem demonstrado ter papel inibidor sobre umas das principais enzimas envolvidas na produção endógena de colesterol, a HMG-CoA redutase. Com uma menor atividade dessa enzima, menos colesterol é sintetizado, reduzindo seus níveis no sangue.

Além disso, as fibras solúveis se ligam aos ácidos biliares, removendo-os pelas fezes. Os ácidos biliares são sintetizados pelo fígado a partir do colesterol, e têm papel fundamental na digestão de gorduras. Com a indução da eliminação desses ácidos pelas fibras presentes na ameixa, o fígado tem que usar mais colesterol para sintetizar mais ácidos biliares, o que também favorece a redução dos níveis plasmáticos desse esteróide.

6) Regula o funcionamento intestinal


Uma das propriedades mais conhecidas da ameixa é seu efeito laxativo, auxiliando pessoas que possuem um trânsito gastrointestinal mais lento e que com isso sofrem com constipação.

Esta ação também se devem à presenças das fibras insolúveis que não conseguem ser digeridas e absorvidas no intestino delgado e continuam até o intestino grosso, onde absorvem água e facilitam a eliminação das fezes.

Além disso, ameixas também contém sorbitol, um poliol de efeito conhecidamente laxativo, pelo mesmo princípio que as fibras: absorve água estimulando o funcionamento do intestino.

Um bom funcionamento intestinal está diretamente ligado à disposição, bom humor e redução do risco de câncer de intestino.

7) Melhora a saúde dos ossos


Muitas pesquisas também têm demonstrado os benefícios da ameixa na manutenção e recuperação da densidade óssea. Os flavonóides e demais compostos fenólicos presentes na fruta auxiliam na reversão da perda de massa óssea.

A ameixa também contém boro, um micronutriente que desempenha papel importante na ossificação e manutenção geral da densidade óssea.

8) Previne anemia e melhora a resistência imunológica


O ferro é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue e transporte de oxigênio. 

Além de ser fonte desse mineral, a ameixa também é uma boa fonte de vitamina C, que melhora a absorção do ferro pelo intestino, combatendo assim a deficiência desse nutriente que pode levar à anemia.

A vitamina C também atua melhorando o sistema imunológico, prevenindo contra infecções.

Dicas


As ameixas devem ser preferencialmente consumidas com casca, pois nela estão contidos boa parte dos nutrientes responsáveis por todos os benefícios da fruta.

Como todo alimento, a ameixa deve ser consumida em quantidades adequadas à cada dieta e em associação a outros alimentos saudáveis, mantendo o equilíbrio entre os macro e micronutrientes fundamentais ao bom funcionamento do organismo e ao objetivo de cada pessoa, seja ele emagrecer, manter o peso ou ganhar massa magra.

Cuidados


A boa concentração de fibras é um grande responsável pelos benefícios da ameixa. Mas devido a esta alta concentração de fibras, o consumo de ameixa em alta quantidade pode levar a complicações de doenças como a colite ulcerativa. 

Portanto, pacientes com essa e outras doenças do trato gastrointestinal devem antes consultar seu médico e nutricionista sobre o impacto do consumo dessa fruta.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades