Escultor estica o dedo

Escultor estica o dedo aos políticos no centro de Praga


A escultura de David Cerny

O escultor checo David Cerny tem uma nova e polémica obra de arte: a escultura, colocada numa plataforma flutuante no rio em frente do Castelo de Praga, mostra uma mão com o dedo médio, enorme, esticado.


Cerny recusou-se a dar grandes explicações sobre a peça, dizendo que ela fala por si só. Afirmou apenas que a escultura é uma reação à atual situação política do país e que a localização escolhida não foi inocente: o dedo aponta para a residência oficial do presidente.
O escultor David Carny, que tem várias esculturas na cidade de Praga, é conhecido pelas suas peças polémicas. Em 1991 pintou um tanque soviético de cor-de-rosa e colocou-o como memorial da guerra no centro de Praga. Em 2005, criou 'Shark', uma imagem de Saddam Hussein num tanque de formol (numa referência a outra obra, igualmente controversa, de Damien Hirst).
Esta semana, vão realizar-se eleições parlamentares na República Checa, após a dissolução da assembleia em agosto. O presidente Zeman encontra-se em visita oficial à Ucrânia e afirmou que não vai comentar a peça antes de a ver.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades