Deliciosas Receitas de Risoto Vegetariano

Deliciosas

DeliciosasRisoto vegetariano é uma ideia interessante para deixar o seu arroz com mais graça, colorido, e repleto de nutrientes que ajudam a manter saciedade. Este prato italiano é tradicional em qualquer restaurante popular no Brasil.

A história indica que esta receita surgiu na região da Lombardia, ao norte da Itália, no século XI, quando sarracenos dominavam as terras italianas, responsáveis por trazer o grão e propiciar a mistura. Conheça abaixo deliciosas receitas de risoto vegetariano.

1. Receita de Risoto Vegetariano com Creme de Beterraba

Ingredientes: 500g de beterraba fresca; 2 colheres de sopa de azeite de oliva; noz de manteiga; 1 cebola bem picadinha; 1 dente de alho finamente picado; 250g de arroz para risoto; vinho branco (150ml) caldo de legumes quente (700ml); um punhado de parmesão ralado (ou outra alternativa vegetariana à sua preferência); 4 colheres de sopa de natas azedas e 100g de queijo de cabra.

Modo de preparo: Coloque 250g de beterraba com o queijo de cabra (cortados) em papel vegetal na assadeira. Em seguida, leve ao forno por volta de sete minutos, até começar a derreter. Ponha 1 colher de sopa de vinagre balsâmico, 2 colheres de sopa de azeite de oliva e temperos. Recoloque no forno.

Cozinhe o restante da beterraba com azeite, arroz e manteiga em panela refratária, com tampa. Adicione a cebola e o alho. Cozinhar por 5 minutos. Junte o arroz até ficar bem revestido com a manteiga e o azeite.

Despeje sobre o vinho branco. Comece a mexer com o parmesão, o purê, o arroz e as beterrabas cozidas. Para aumentar a graça do prato adicione parmesão extra antes de servir. Serve 04 pessoas. 100 calorias por porção.

2. Receita de Risoto Vegetariano Primavera

Ingredientes: 350g de aspargo; 1 limão (raspas da casca); 2-3 litros de caldo de legumes; 3 dentes de alho, finamente picado; 300g de arroz arbório ou carnaroli; 150ml de vinho branco seco; 25g parmesão ralado (ou alternativa vegetariana); 25g folhas de rúcula; 2 colheres de sopa de azeite de oliva; 1 maço (cerca de 9) cebolinhas cortadas, 175g de ervilhas frescas ou congeladas; 2 colheres de sopa de manjericão picado; 2 colheres de sopa de cebolinha e 1 colher de sopa de hortelã picada.

Modo de Preparo: Corte o aspargo em quadrados de cinco centímetros aproximadamente e refogue por 5 minutos até começar a ficarem dourados, apenas para pegar uma cor. Coloque a cebolinha, deixe dourar por 2 minutos. Misture, retire, tempere de preferência com pimenta e reserve.

Cozinhe ervilhas e feijões separadamente, com pouca água. Aqueça por 3 minutos. Em seguida, drene usando a peneira. Misture manjericão, cebolinha, hortelã e raspas de limão em tigela pequena. Use pimenta e deixe reservado.

Despeje o estoque na panela em fogo baixo. Junte o arroz e continue a mexer por 2 minutos em fogo médio-alto. Quando começar a fazer aquela “chiada”, despeje o vinho e mexa consideravelmente. Adicionando o resto dos ingredientes após 20 minutos.

O arroz deve ser macio. Retire a panela do fogo e adicione metade do parmesão. Cubra com a tampa de panela e deixe descansar por 5 minutos. Misture bem. Adicione o resto do queijo e sirva ainda quente. Rende porções para 4 pessoas475 calorias no total da receita.

3. Receita de Risoto Vegetariano de Abóbora

Ingredientes: 1 kg de abóbora sem sementes e cortados em cubos; 1 colher de sopa de azeite de oliva; Punhado sementes de abóbora; 1 cebola picada; 1 dente de alho esmagado; 25g de manteiga; 300g de arroz risoto; vinho branco (150ml); caldo de legumes quente (1.2l); 100g de queijo parmesão e cebolinha.

Modo de Preparo: Coloque a abóbora em uma assadeira com óleo e asse por 20 minutos em fogo com temperatura entre 180°C e 200C. Antes de 5 minutos do tempo para retirar a assadeira, adicione sementes de abóbora e sal.

Retire metade da abóbora e permaneça com o resto no fogo baixo.
Amoleça alho e cebola com uso de manteiga na frigideira. Depois misture arroz e vinho. 

Continue a mexer até que o vinho tenha se evaporado. Adicione o caldo aos poucos e continue mexendo ainda no processo de cozimento.

Uma vez que tenha sido adicionado todo o estoque, o arroz deve precisa ficar macio e cremoso. Junte o purê de abóbora até aquecer, em seguida, tempere, se quiser. Sirva em tigelas rasas ainda quente. Rende para 4 pessoas. Total de calorias: 580 kcal.

4. Receita de Risoto Vegetariano com Creme de Abobrinha

Ingredientes: 50g de manteiga; 1 cebola pequena picadinha; 300g de abobrinha, com aproximados 80g ralados; 175g de arroz risoto; Raspas e suco de limão (1 unidade); 25g de queijo parmesão ralado; 2 colheres de sopa bem cheia mascarpone; Azeite e 1 colher de sopa bem cheia com pinhões torrados.

Modo de preparo: Com o uso de uma frigideira, derreta a manteiga. De modo delicado, adicione as cebolas e deixe até que fiquem macias. Misture abobrinhas raladas e arroz, aumente o fogo e mexa por 3 minutos. Adicione suco de limão e 1 cubo de caldo vegetal, mexa constantemente. Mantenha cozinhando por 25 minutos, ou até que o arroz esteja macio e cremoso. Junte o parmesão, mascarpone e temperos. Reserve por 5 minutos.

Aqueça o restante da manteiga e um pouco de óleo em uma frigideira pequena. Adicione o restante de abobrinha, cortado em cubos, fritando no fogo alto, por 3 minutos, até dourar e ficar amaciado. Divida o risoto em pratos rasos. Em seguida, distribua nos pratos para depois colocar os pinhões e algumas pitadas de raspas de limão. Rendimento para 4 pessoas. Calorias: 490 kcal no total, aproximadamente.

5. Receita Risoto Vegetariano com Cogumelos

Ingredientes: 200g de grãos orgânicos; 25g de cogumelos secos porcini; ½ colher de sopa de azeite de oliva; 1 cebola bem picadinha; 2 dentes de alho finamente picados; 100g de cogumelos cortados em quartos; 100ml de vinho branco; Caldo de legumes; 1 colher de sopa de creme de leite com baixo teor de gordura; cebolinha picada; Punhado de parmesão ralado.

Modo usar: Deixe os cogumelos secos na água fervente (100ml), em tigela, separados por 20 minutos. Aqueça o azeite em uma frigideira grande. Adicione a cebola e o alho, deixe fritar por 2 minutos. Em seguida, coloque os grãos e cozinhe por mais 2 minutos.

Escorra e adicione junto ao vinho. Cozinhe até que quase todo o líquido evapore, mexendo sempre de modo consistente. Escorra os cogumelos, adicione à panela para o cozimento. 

Junte o estoque ao arroz, mexendo sempre, até que todo o líquido seja absorvido, por cerca de 20 minutos no total.

Acrescente o creme de leite e tempere com sal e pimenta. Polvilhe usando cebolinha e queijo.

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas