quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Aperitivos

Aperitivos Aperitivos Mais Calóricos das Festas de Fim de Ano:O tempo parece que voa, não é mesmo? Mais um ano que está indo embora e com a chegada do seu fim também surge o momento das festinhas de fim de ano.

É nessas ocasiões que temos a oportunidade de confraternizar com nossos colegas de trabalho, de reunirmos os amigos e revermos os parentes que moram longe para passar um tempo bacana ao lado deles.

Porém, também é verdade que todas essas festinhas costumam ser regadas e petiscos e guloseimas que não contribuem muito – ou em nada – com a manutenção da boa forma ou perda de peso.

Além disso, em meio à troca de presentes e conversas nostálgicas sobre o ano que passou, não é incomum que a gente vá comendo os aperitivos mais calóricos de maneira distraída e mal perceba o tanto de calorias que está consumindo.

Aí quando o outro ano começa, percebe-se que a barriguinha aumentou, confere-se os quilinhos a mais na balança e nem se sabe explicar de onde é que veio tudo isso.

Para evitar que isso aconteça com você e te ajudar a ter uma noção de como algumas comidas de final de ano podem engordar, fizemos uma lista com os aperitivos mais calóricos servidos neste período. 

Alguns desses alimentos até são considerados saudáveis, mas não deixam de ser bem calóricos, e consumidos em excesso vão fazer você engordar.

1. Nozes


Aperitivos

Elas não são essencialmente ruins para a saúde pois são fontes de gorduras saudáveis e fornecem benefícios como a melhoria da saúde cardiovascular, controle do nível de glicose no sangue, prevenção do desenvolvimento de diabetes e auxílio à saúde do cérebro.

Entretanto, não dá para abusar no consumo das nozes: uma porção de 100 g chega a ter mais de 653 calorias. E se pensarmos que elas são apenas um aperitivo e que outras comidas serão consumidas na festa, é de se esperar que a ingestão calórica do dia fique nas alturas.

2. Amêndoas


Aperitivos

Uma porção de 100 g de amêndoas contém 576 calorias, o que não é pouco para um simples petisco. E é justamente por isso que as amêndoas também aparecem na nossa lista dos aperitivos mais calóricos de final de ano.

No entanto, assim como as suas colegas nozes, elas não são totalmente negativas: elas são fontes de gorduras boas, cálcio e magnésio, diminuem a pressão alta e a retenção de líquidos.

3. Castanhas


Aperitivos

Uma porção de 100 g de castanha-do-pará é composta por 656 calorias. A mesma quantidade de castanha de caju fornece 581 calorias. 

E por mais que as castanhas sejam fontes de gorduras saudáveis, fibras e ofereçam ação antioxidante ao organismo, é bom controlar o tamanho das porções para não acumular muitas calorias durante o final de ano.

4. Salgadinhos de festa


Aperitivos

Nas festinhas de escritório ou encontro de amigos, em que um jantar ou almoço não é servido, e o pessoal se reúne logo após o término do expediente, é comum que salgadinhos de festa como coxinhas, pasteizinhos, mini quibes e empadinhas sejam servidos.

Isso requer muito cuidado de quem precisa manter a linha na dieta para continuar com o peso ideal ou emagrecer. É que esses salgadinhos são certamente um dos aperitivos mais calóricos que existem, especialmente se pensarmos que são consumidos em grandes quantidades pelas pessoas nessas ocasiões.

Somente uma unidade de coxinha de festa possui aproximadamente 70 calorias, enquanto uma empadinha apresenta 80 calorias, uma pastelzinho de queijo possui 35 calorias e um quibe pequeno contém 49 calorias.

Mesmo que você ache esse número baixo, é preciso reforçar que dificilmente cada salgadinho é consumido somente uma vez. 

Para você ter uma ideia, comer uma unidade de cada um desses quatro resulta em 234 calorias no final das contas. Se supormos que uma pessoa come quatro de cada um deles, a ingestão de calorias chega a 936.

5. Frutas secas


Aperitivos

Não se deixe enganar pelo nome “frutas”. As frutas secas, principalmente as industrializadas, podem ser sim alguns dos aperitivos mais calóricos. Por exemplo, 100 g de uma mix de frutas secas da marca Brasil Frutt contém 540 calorias.

Já 100 g das frutas secas apresentam 416 calorias. E mesmo se você verificar as frutas separadamente, esse número não é baixo: 100 g de figo seco trazem em torno de 250 calorias, 100 g de damasco seco contém 241 calorias e 100 g de ameixa seca vem com 240 calorias.

 

6. Mix de frios


Aperitivos

Azeitonas, salaminho, queijos e presunto podem compor uma travessa de frios que serve como aperitivo para as festas de final de ano. Para chegar ao valor calórico que um mix de frios pode trazer vamos supor que seja servida uma porção composta por cinco azeitonas verdes, 50 g de salame, 100 g de presunto, 50 g de queijo provolone e 50 g de peito de peru defumado.

21 calorias das azeitonas + 125 calorias do salame + 82,5 calorias do presunto + 175,5 do queijo provolone + 52,5 do peito de peru = 456,5 calorias!

Por isso, quem gosta de frios deve ficar atento e maneirar no seu consumo nas festinhas de final de ano. Até porque com esse tanto de calorias apenas na parte dos aperitivos, fica difícil manter a dieta, não é mesmo?

 

7. Docinhos 


Aperitivos

Geralmente eles são servidos na sobremesa, mas como também podem aparecer como aperitivos de entrada, antes de servir a ceia de Natal ou Ano Novo, nós preparamos uma pequena tabela com o valor calórico de alguns docinhos:
  • Brigadeiro: 96 calorias por unidade de 30 g;
  • Beijinho: 100 calorias por unidade de 30 g;
  • Amendoim caramelizado: 446 calorias por porção de 100 g;
  • Bomba de chocolate: 187 calorias por unidade grande;
  • Suspiro: 75 calorias por unidade com peso de 50 g;
  • Suflê de chocolate: 90 calorias a cada porção de 100 g;
  • Mousse de maracujá: 260 calorias por porção de 120 g;
  • Trufas: Uma trufa de maracujá tem 124 calorias (Cacau Show), uma de nozes possui 167 calorias (Brasil Cacau) e uma tradicional vem com 120 calorias (Cacau Show). Todas por unidade de 30 g.  
 

Dieta para Colesterol LDL Alto – Alimentos e Dicas

Quando você tentou atacar a porção de batatas fritas, pediu o sanduíche com bacon ou escolheu no cardápio o fettucine à parisien...