Mandela faz "progressos lentos, mas regulares"

Mandela faz "progressos lentos, mas regulares"


O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, hospitalizado há mais de dois meses aos 95 anos, tem feito "progressos lentos, mas regulares", embora continue "num estado crítico", informou, este domingo, a presidência da África do Sul.
"O antigo presidente Nelson Mandela ainda está internado num hospital de Pretória e os médicos indicaram ao presidente Jacob Zuma" que ele "faz progressos lentos, mas regulares", indicou a presidência em comunicado.

Mandela faz "progressos lentos, mas regulares"
"A equipa médica recordou ainda que, embora a sua saúde melhore regularmente, Madiba continua num estado crítico", acrescenta o mesmo texto, chamando o herói da luta contra o apartheid pelo seu nome de clã, afetuosamente adotado pelos sul-africanos.
"Continuemos a rezar pelo restabelecimento de Madiba e pela sua saúde", declarou o presidente Zuma, citado no comunicado.
O presidente sul-africano, teoricamente a única pessoa habilitada a dar notícias sobre o seu predecessor, não avançava qualquer informação sobre Mandela desde 31 de julho.
Zindzi, a mais nova das filhas de Nelson Mandela, disse na sexta-feira à televisão pública SABC que o ex-presidente está "cada dia mais alerta, mais recetivo", e já consegue sair da cama para se sentar alguns minutos por dia.
Winnie Madikizela-Mandela, ex-mulher de Mandela e mãe de Zindzi, tinha dito na quinta-feira que Madiba já respirava normalmente, depois de visitantes terem relatado em julho que o ex-presidente estava sob assistência respiratória.
Winnie e Zindzi sublinharam ambas que Mandela não está prestes a morrer.
Com 95 anos, Nelson Mandela foi hospitalizado de urgência a 8 de junho devido a uma infeção pulmonar. Desde 23 de junho o seu estado é considerado crítico.
Os problemas pulmonares de Mandela estão provavelmente relacionados com sequelas de uma tuberculose contraída durante a sua detenção na ilha-prisão de Robben Island, ao largo da cidade do Cabo, onde passou 18 dos seus 27 anos de prisão sob o regime do apartheid.
Ganhe Dinheiro com Futebol

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades