terça-feira, 27 de outubro de 2015

8 Ideias de Café da Manhã Light

8 Ideias de Café da Manhã Light

8 Ideias de Café da Manhã Light8 Ideias de Café da Manhã Light: Para quem deseja e/ou precisa emagrecer, o cardápio de cada refeição do dia precisa ser planejado com cuidado.

 E não somente levando em consideração o consumo baixo de calorias, mas também certificando-se de que a composição dos pratos seja suficiente para saciar o organismo, fornecer os nutrientes que ele precisa e evitar que a fome apareça pouco tempo depois que a pessoa terminou de comer.

Pensando nisso, podemos dizer que a primeira refeição do dia é bastante importante, já que se ela conseguir satisfazer o organismo por algumas horas, a pessoa correrá menos riscos de fazer muitos lanchinhos antes do almoço ou de comer porções grandes e exageradas na hora em que for almoçar por conta da fome.

É por isso que estamos dando uma força para quem está precisando enxugar alguns quilinhos trazendo algumas ideias de café da manhã light:

1. Banana com aveia + suco natural de ameixa


Uma banana média acompanhada de duas colheres de sopa de aveia trazem 6 g de fibras, um nutriente que promove a sensação de saciedade no organismo e, por consequência, ajuda a controlar o apetite. A fruta ainda é fonte de nutrientes como potássio, cálcio, magnésio e vitamina C.

 A bebida desse café da manhã light fica por conta do suco natural de ameixa, rico em vitamina C e ainda fornece doses de cálcio, magnésio, proteínas, ferro e potássio. 

Valor calórico total da refeição: 223

2. Pão integral com queijo cottage + ½ xícara de morangos cortados ao meio + 1 copo de leite desnatado


Um pão integral cortado ao meio e recheado com uma colher de sopa ou 30 g de cottage trazem as fibras do pão e as proteínas do queijo, que combinadas ajudam o organismo a se sentir saciado. Já os morangos, além de deixarem seu café da manhã light e saboroso, são fontes de vitamina C, cálcio e magnésio, e o leite é rico em cálcio. 

Valor calórico total da refeição: 194 

3. Iogurte natural desnatado com sementes de chia + pão integral com requeijão light + 1 xícara de café com adoçante


A gente sabe que muitas pessoas não conseguem ficar sem tomar o tradicional cafezinho logo pela manhã, por isso, trazemos ele na nossa terceira opção de café da manhã light. No entanto, é preciso ter atenção e tomar uma xícara com uma colher de sopa de adoçante, em vez de adicionar cremes ou lotar a bebida de açúcar, o que elevaria o teor calórico da refeição.

O pote de 160 g de iogurte natural traz proteínas e a colher de sopa de sementes de chia fornece fibras, ferro, magnésio e cálcio. Finalmente, o cardápio é completado com uma fatia de pão integral cortada ao meio e recheada com uma colher de sopa de requeijão light.

Valor calórico total da refeição: 213 

4. Abacate amassado com farelo de aveia + suco de abacaxi


Mais uma vez trazemos a aveia como fonte de fibras, porém, agora ela surge em forma de duas colheres de sopa de farelo de aveia e acompanhada de ½ xícara de abacate amassado, que é fonte de gorduras saudáveis.

Há ainda o suco feito a partir do abacaxi, fruta que é fonte de vitamina C, potássio e magnésio. 

Valor calórico da refeição: 364

5. Suco natural de maça + 1 fatia de torrada integral com margarina light


Este café da manhã light é uma alternativa para as pessoas que não costumam sentir muita fome de manhã e desejam perder peso, mas sabem que não dá para ficar a manhã toda sem comer nada.

Aqui o suco de maçã aparece em uma porção de 250 ml, acompanhado de uma fatia de torrada integral com uma colher de sopa ou 10 g de margarina light.

Valor calórico da refeição: 164

6. Mamão com granola + iogurte natural desnatado com mel


Agora o pote de 160 g do iogurte natural desnatado aparece na companhia de uma colher de chá de mel, que o deixa mais saboroso, é fonte de antioxidantes, faz bem ao intestino e fornece potássio ao organismo.

Já um mamão pequeno com uma colher de sopa de granola possuem juntos aproximadamente 3,3 g de fibras, que ajudarão a fazer com que o café da manhã sustente o organismo.

Valor calórico da refeição: 172 

7. Suco de acerola + maçã + barra de cereais


Na sétima sugestão, nós trazemos 200 ml de suco de acerola, cujo ingrediente principal está associado a benefícios como diminuição dos níveis de açúcar no sangue e alívio de alergias, resfriados e inflamações.

Além disso, recomendamos o consumo de uma maçã grande, que é fonte de vitamina C, potássio, cálcio e fibras, e de uma barra de cereais de banana, aveia e mel, que ajudará a elevar a ingestão de fibras e proteínas no café da manhã light.

É preciso tomar cuidado na hora de escolher a barrinha, para não selecionar uma que tenha muito açúcar e calorias, portanto, preste atenção à tabela nutricional antes de decidir qual será a sua. Vale ressaltar que a que utilizamos como exemplo deste cardápio tem 25 g e traz 90 calorias, 1,3 g de fibras e 1,6 g de proteínas. 

Valor calórico da refeição: 246

8. Melancia em cubos + pão integral com queijo prato light e tomate


Enquanto a xícara de melancia em cubos fornece potássio, cálcio, vitamina C e magnésio, o sanduíche feito com uma fatia de pão integral cortado ao meio e recheado com uma fatia de queijo prato light e duas rodelas finas de tomate fornece fibras, proteínas, ferro, vitamina B6 e uma dose extra de vitamina C, magnésio e cálcio.

Valor calórico da refeição: 197 

Atenção

Os cardápios de café da manhã light que foram apresentados aqui são apenas opções e exemplos, que podem ou não ser adequados às suas necessidades nutricionais e em relação à perda de peso.

 Tenha em mente que é importante fazer refeições saudáveis e equilibradas, que ofereçam diversos nutrientes. Além disso, para ter certeza de que o que você come é ideal para o seu caso, não deixe de pedir a ajuda de um nutricionista na hora de montar um plano alimentar para emagrecer.

 

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