Ministro do Interior da Turquia demite-se

Ministro do Interior da Turquia demite-se por corrupção

Ministro do Interior Muammar Guler (segundo à esquerda) e ministro da Economia Zafer Caglayan (segundo à direita)



O ministro do Interior turco, Muammer Guler, envolvido num escândalo de corrupção, anunciou hoje a sua demissão, pouco depois do seu colega da Economia no Governo islâmico-conservador.
Os filhos destes dois membros influentes do Governo turco, liderado pelo primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, foram acusados e detidos no âmbito de um caso de corrupção que está a abalar a liderança política turca.
"Pedi a 17 de dezembro ao primeiro-ministro a cessação das minhas funções, hoje entreguei-lhe a minha decisão por escrito", disse Guler, em comunicado.
O anúncio da demissão do ministro do Interior surgiu pouco depois da mesma decisão do seu colega da Economia, Zafer Caglayan, que considerou a operação da polícia contra a corrupção "uma conspiração hedionda" contra o Governo, o partido no poder e a Turquia.
Vinte e quatro pessoas, incluindo os filhos dos ministros da Economia e do Interior, assim como empresários e o diretor geral do banco estatal Halkbank foram acusados e colocados em prisão preventiva no fim de semana por alegado envolvimento num escândalo financeiro de grande escala.
A operação da polícia, realizada a 17 de dezembro, abalou a imagem de Erdogan, cujo partido está no poder desde 2002, por ser visto como o herói da luta contra a corrupção.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

20 Alimentos que Melhoram a Circulação Sanguínea

Sangue e Circulação