Bandeira azul será atribuída a 277 praias neste ano




Com duas zonas balneares a mais, símbolo europeu de qualidade atinge novo recorde em 2013.

Portugal terá este ano 277 praias com bandeira azul, o símbolo europeu de qualidade das zonas balneares. São 262 praias costeiras e 15 praias fluviais, segundo dados apresentados esta terça-feira pela Associação Bandeira Azul da Europa.
O número supera o recorde do ano passado, em que 275 praias foram galardoadas. Há ainda 14 marinas que hastearão a bandeira, o mesmo número que em 2012.
O número de bandeiras azuis subiu na zona Centro do país (mais quatro praias), no Alentejo (mais uma) e na Madeira (mais duas) e manteve-se nas regiões Norte, Tejo e Algarve. Nos Açores há cinco bandeiras a menos, “porque o município da Praia da Vitória não conseguiu reunir condições para se candidatar”, disse o presidente da ABAE, José Archer, citado pela agência Lusa.
Na lista das praias galardoadas, há oito estreantes, seis que voltam a ostentar o símbolo e 12 que o perdem. Entre estas últimas estão, por exemplo, as praias Pedras Brancas e Azul (Matosinhos), São João da Caparica (Almada) e Falésia-Açoiteias (Albufeira).
No grupo das que recebem ou recuperam a bandeira, estão, entre outras, as praias de Paimo e Fragosa (Póvoa do Varzim) e Califórnia (Setúbal).
Cerimónias oficiais de hasteamento das bandeiras azuis serão realizadas dia 1 de Junho em Lagos, 11 de Junho em Coimbra, e 15 de Junho na Marina da Quinta do Lorde, na Madeira.
A bandeira azul é atribuída a zonas balneares que cumpram cerca de três dezenas de critérios, desde a qualidade da água à acções de educação ambiental. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como Fazer Chá de Hortelã – Receita e Dicas

Calorias da Manga – Tipos, Porções, Dicas e Receitas

14 Benefícios do Rabanete – Para Que Serve e Propriedades