Chá de Folhas de Abacate – Benefícios, como fazer e cuidados
Quando falamos em abacate é normal pensarmos na qualidade nutricional do fruto e na diversidade de receitas que podem ser feitas a partir dele. Mas você sabia que é possível preparar um chá a partir das folhas do abacateiro?
Portanto conheça a seguir os benefícios do chá de folhas de abacate, as contraindicações e uma receita especial para preparar a bebida.
Saiba como as propriedades desse chá podem te auxiliar de diversas formas.
1. Fonte de minerais e proteínas
Os minerais são nutrientes essenciais para a manutenção da saúde, pois participam de diversas funções no organismo, como composição de ossos e dentes, transporte de oxigênio e contração muscular.
No entanto, o corpo não é capaz de produzi-los, de forma que eles precisam ser obtidos através da alimentação.
A folha de abacate é rica em 6 (de um total de 12) minerais essenciais. São eles:
- Magnésio
- Ferro
- Zinco
- Potássio
- Cálcio
- Fósforo
Além disso, a folha de abacate também possui alto teor proteico, uma porção de 10 g de folhas de abacate apresenta 2,5 g de proteínas.
2. Ação antioxidante
O chá de folhas de abacateiro possui ação antioxidante, devido à presença de flavonoides e fenóis na composição das folhas. Os flavonoides combatem os radicais livres que estão associados ao envelhecimento precoce e às doenças crônicas.
3. Auxílio no tratamento de convulsões
Um estudo dos benefícios do chá de folhas de abacate indicou que o seu extrato aquoso aumenta a presença do neurotransmissor conhecido como GABA (ácido gama-amino butírico). Isso causa a diminuição da atividade nervosa e consequentemente ajuda a prevenir convulsões.
Porém, como se tratam de estudos preliminares, o ideal é consultar o médico antes de utilizar o chá de folhas de abacate com essa finalidade.
4. Auxílio no tratamento de úlceras
Esse mesmo estudo, com o extrato aquoso das folhas de abacate, também avaliou a atividade antiulcerogênica deste chá, demonstrando que ele é capaz de combater as úlceras no trato digestivo e amenizar os sintomas.
Porém, mais uma vez, o estudo sugeriu resultados iniciais. Portanto, quem sofre ou já teve úlceras deve consultar o médico antes de usar o chá de folhas de abacate como forma de combatê-las.
5. Combate infecções urinárias
Em um quadro de infecção urinária, ocorre um processo infeccioso em que há o crescimento de bactérias em algum local do trato urinário (rins, bexiga, uretra ou ureteres).
O chá de folhas de abacate serve como um remédio natural para a infecção urinária porque as folhas possuem propriedades anti inflamatórias, bactericidas e diuréticas.
Além de ingerir o chá, sugere-se fazer um banho de assento juntamente com o chá de camomila, que possui propriedades calmantes, para aliviar os sintomas tópicos como a ardência ao urinar.
6. Contribui para a perda de peso
O chá das folhas de abacate pode auxiliar no processo de perda de peso por possuir efeito diurético, ou seja, ele ajuda a eliminar o excesso de líquido presente no organismo, aliviando assim o inchaço do corpo.
Contudo, recomenda-se ingerir esse chá com moderação, pois o consumo em excesso pode levar à desidratação.
Contraindicações e cuidados
Antes de tomar o chá de folhas de abacate ou qualquer outro chá, vale a pena conversar com o seu médico, especialmente no caso de pessoas que tenham alguma doença ou que façam uso de outros medicamentos.
Além disso, esse chá não é recomendado para gestantes e lactantes. Pois alguns estudos sugerem que, nesses casos, o chá pode afetar as glândulas mamárias.
Também é necessário ter cuidado com a quantidade ingerida. O consumo diário do chá não deve ultrapassar 3 xícaras (equivalente a 720 mL) e o tratamento caseiro não deve durar mais do que 10 dias. Isso porque pode prejudicar os níveis de hidratação do corpo.
Receita de chá de folhas de abacateiro
Ingredientes:
- 10 folhas do abacateiro;
- 1 litro de água;
- Açúcar mascavo ou mel a gosto;
Modo de preparo:
- Coloque a água dentro de uma panela de ferro ou de vidro, adicione as 10 folhas secas do abacateiro e leve ao fogo;
- Deixe ferver durante três minutos e desligue o fogo. Em seguida, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos;
- Coe, adoce a gosto (se desejar) e consuma imediatamente.
O ideal é tomar o chá de abacateiro logo após o preparo. Porque o contato prolongado com o oxigênio do ar pode afetar seus compostos ativos e diminuir sua eficácia.
Comentários
Enviar um comentário